Estão abertas as competições das Paralimpíadas Escolares 2019

Evento reúne nais de mil atletas com deficiência de 26 estados brasileiros e do Distrito Federal competem nos próximos três dias

Estudante cega participa do atletismo

Estudante cega participa do atletismo

Divulgação

Estão abertas as Paralimpíadas Escolares 2019, um dos maiores eventos esportivo para atletas com deficiência em fase escolar, organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro - CPB, até sexta-feira (22). Os jogos acontecem no Centro de Treinamento Paraolímpico Brasileiro, em São Paulo.

Leia mais: Professor cego de Rio Claro diz que em sua sala não existe bullying

Mais de 1.220 estudantes participam das competições. Eles representam 26 estados brasileiros e do Distrito Federal. A delegação de São Paulo é a maior do evento, soma 188 integrantes, sendo 133 atletas mais a equipe técnica vindos de 51 cidades do Estado. São Paulo também é a única a ter alunos representando o Estado em todas as modalidades.

As Paralimpíadas Escolares tem como proposta a inclusão e estimula a participação das crianças e adolescentes com deficiência de todo o país em disputas esportivas. 

Leia mais: Crianças cegas ganham brinquedo divertido para aprender braile

Os jogos são divididos nas seguintes modalidades: atletismo, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, bocha, basquete em cadeira de rodas, vôlei sentado, badminton, futebol de 5, futebol de 7, goalball e judô.

Nesse ano foram diversos os apoiadores para o esporte paralímpico. A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência contou com o apoio da operadora de telefonia Oi, que patrocinou uniformes para toda a delegação, incluindo os de treino, passeio e de jogo.

Este é um dos maiores eventos mundiais da categoria. Desde a primeira edição dos jogos, em 2009, inúmeros talentos do paradesporto brasileiro já passaram pelas disputas escolares.

SERVIÇO
Paralimpíadas Escolares 2019
Data: 20 a 22 de novembro
Local: CT Paraolímpico Brasileiro
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, km 11,5