Estão abertas as inscrições para o processo seletivo das Etecs
São mais de 42 mil vagas disponibilizadas pelo Centro Paula Souza; inscrição é até o dia 6 de junho e o valor da taxa é de R$ 39
Educação|Do R7
Quem tiver interesse em conquistar uma vaga nos cursos e especializações técnicas das Etecs (Escolas Técnicas Estaduais) já pode se inscrever no processo seletivo de 2022. As inscrições foram abertas nesta quinta-feira (19) e o prazo segue até o dia 6 de junho.
São mais de 42 mil vagas disponibilizadas pelo CPS (Centro Paula Souza) para o segundo semestre deste ano, além das vagas remanescentes do segundo módulo. A inscrição deve ser feita pela internet. O valor da taxa é de R$ 39 e a prova será aplicada dia 3 de julho, de forma presencial.
Leia também
As vagas são para turmas presenciais, semipresenciais e para cursos online das Etecs e classes descentralizadas, unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos, sob a administração de uma Etec, por meio de parcerias com as prefeituras do interior e da capital (aulas nos Céus) e com a Secretaria Estadual da Educação para oferta do ensino técnico em salas de escolas estaduais.
Cursos Técnicos
São 42.946 vagas para habilitação técnica, sendo 40.066 na modalidade presencial e 2.880 vagas no formato online. São mais de 80 opções de cursos, com duração de três ou quatro semestres. Para a especialização técnica de nível médio, são ofertadas 250 vagas para o formato presencial, destinadas aos cursos de: automação predial, gestão ambiental, gestão de unidades de alimentação e nutrição, logística reversa, produção de cana-de-açúcar, prótese sobre implantes e radiocomunicação.
As outras 360 vagas são disponibilizadas para aulas online, para a especialização técnica em gestão de projetos. Para concorrer nesta opção, além de ter concluído o ensino médio, o candidato precisa ter cursado integralmente o ensino técnico associado ao curso de especialização.
Vagas remanescentes
As vagas remanescentes de segundo módulo estão disponíveis para dez cursos técnicos: administração, contabilidade, desenvolvimento de sistemas, eletrônica, logística, mecânica, nutrição e dietética, química, recursos humanos e segurança do Trabalho. Para disputar uma das vagas, é necessário ter concluído o ensino médio e comprovar experiência profissional na área do curso, por meio de avaliação e certificação de competências referentes ao primeiro módulo.
O candidato com deficiência, que necessite de condições especiais para realizar a prova, deverá indicá-la na ficha de inscrição eletrônica e, também, encaminhar o laudo médico, emitido por especialista, descrevendo o tipo e o grau da necessidade, por meio da área do candidato até as 15 horas do dia 6 de junho. Já o participante transgênero que desejar ser tratado pelo nome social, deverá informar o nome social completo, no ato da inscrição, além do envio de imagem do RG (frente e verso) e uma foto 3×4 recente.
O Sistema de Pontuação Acrescida do Centro Paula Souza concede acréscimo de pontos à nota final obtida no exame, sendo 3% a estudantes afrodescendentes e 10% a quem tenha estudado, integralmente, da quinta a oitava série ou do sexto ao nono ano do ensino fundamental, na rede pública. Se o candidato estiver nas duas situações, recebe 13% de bônus.