Educação Estudantes da USP conquistam medalhas em olimpíada internacional universitária

Estudantes da USP conquistam medalhas em olimpíada internacional universitária

Grupo faz parte do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação e participou de forma online da competição realizada na Bulgária

  • Educação | Do R7

Resumindo a Notícia
  • Alunos de matemática da USP se destacaram e conquistaram medalhas em competição internacional

  • Jovens fazem parte do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP São Carlos

  • Grupo conquistou medalhas de ouro, prata e bronze no campeonato

Jovens participaram de competição internacional de matemática no formato online

Jovens participaram de competição internacional de matemática no formato online

Divulgação/ ICMC

Um grupo com sete estudantes de matemática da USP (Universidade de São Paulo) em São Carlos se destacou e conquistou medalhas na IMC (International Mathematics Competition), realizada na Bulgária.

Os jovens fazem parte do ICMC (Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação), da USP em São Carlos, interior de São Paulo, coordenado pelo Nemo (Núcleo de Estudos de Matemática Olímpica). A competição foi realizada de forma online. 

Luan Arjuna Fraga Ramires conquistou o ouro, Victor Hugo Daniel e Arthur Queiroz Moura ficaram com a prata, Sofia Lacerda, Gabriel Franceschi Libardi, Caio Diniz Santana e Bruno Matheus Foschiani Ricardo ganharam o bronze.

Em entrevista ao Jornal da USP, o medalhista que conquistou o ouro, Luan Arjuna Fraga Ramires, conta que o interesse pela matemática olímpica surgiu no ensino fundamental, quando sua mãe disse que caso conquistasse uma medalha de ouro na Obmep (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), naquela época, ele iria aparecer na televisão e receberia a medalha do presidente. 

Naquele ano, o jovem foi premiado com uma menção honrosa, mas no ano seguinte obteve a tão sonhada medalha de ouro. Além de ter uma viagem paga para o Rio de Janeiro para receber a medalha da presidente e ter aparecido na televisão no ano seguinte, o estudante recebeu uma bolsa para participar do Programa de Iniciação Científica Jr., em que teve aulas de matemática olímpica com os demais medalhistas da região.

Além dos estudantes da USP em São Carlos, sete alunos do IME (Instituto de Matemática e Estatística) foram destaque na International Mathematics Competition 2022. Marcelo Machado Lage, Eduardo Ventilari Sodré, André Yuji Hisatsuga e Lucas Hiroshi Hanke Harada conquistaram a medalha de ouro; Sérgio Maciel e João Laudissi ganharam o bronze; e Ian Ribeiro de Faria Leite recebeu menção honrosa.

Últimas