Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Educação
Publicidade

Estudantes fazem vaquinha para participar de evento na Harvard

Jovens foram aceitos para participar da conferência de simulações da ONU nos EUA; embarque está previsto para janeiro de 2022

Educação|Alex Gonçalves, do R7*


Letícia Rebelo de Oliveira, de Natal (RN), e Manuella Barbosa Braga, da Paraíba
Letícia Rebelo de Oliveira, de Natal (RN), e Manuella Barbosa Braga, da Paraíba

Os estudantes Elvis Wanderson Fernandes Arruda Junior, 17 anos, Manuella Barbosa Braga, 19, Letícia Rebelo de Oliveira, 18, Letícia Soares Bernardes, 17, e Emanuelle de Moraes Mastrogiacomo, 16, foram aceitos para participar da HMUN (Simulações da ONU na Universidade Harvard), nos Estados Unidos.

Para poderem fazer a viagem, os jovens estão arrecadando fundos por meio de uma vaquinha virtual na internet. A HMUN é uma simulação do Comitê da ONU (Organização das Nações Unidas) que tem como objetivo ensinar aos estudante diplomacia, relações internacionais e organizações transnacionais na prática e com discussões em equipes.

Leia também

Além de participarem das assembleias, o estudantes buscam compartilhar a experiência com outros jovens brasileiros. A paraibana Manuella Barbosa é veterana tanto nas simulações nacionais como nas internacionais. Para ela, o evento da ONU no Brasil ainda é pouco conhecido e elitista. "As inscrições para as simulações são pagas e de alto custo para muitos alunos", explica. "Por isso decidimos criar o MUN CGS, com o objetivo de oferecer simulações online e democratizar o acesso aos jovens estudantes", conta. 

Letícia Soares e Emanuelle Mastrogiacomo são de SP e Elvis Arruda mora em Ivinhema (MS)
Letícia Soares e Emanuelle Mastrogiacomo são de SP e Elvis Arruda mora em Ivinhema (MS)

De Natal (RN), Letícia Rebelo complementa: "Já impactamos mais de 250 jovens com o nosso projeto. É aqui que podemos desenvolver as habilidades de fala, escrita e pensamento crítico, por meio dos temas emblemáticos". Segundo Letícia Soares, de Marília (SP), propor uma solução em uma problemática de escala mundial é desafiador e ao mesmo tempo motivador: "Imagine fazer o papel de um diplomata da ONU?!".

Publicidade

Natural da Paraíba, o estudante Elvis mora em Ivinhema (MS). O modelo de ensino das simulações faz com que o aluno possa conhecer mais a geografia do país e a geopolítica do mundo. "Participar de simulações agrega conhecimento e também facilita os estudos da escola", finaliza.

O embarque dos estudantes está previsto para janeiro do próximo ano. Para quem contribuir haverá opções de prêmios como consultorias, guias de regras sobre as HMUNs, entre outros brindes. A HMUN será realizada em Boston, nos Estados Unidos, entre os dias 26 e 30 de janeiro de 2022.

*Estagiário do R7 sob supervisão de Karla Dunder

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.