Educação Famílias protestam contra fechamento de CEU na zona sul

Famílias protestam contra fechamento de CEU na zona sul

Estudantes e professores devem ser transferidos para outras escolas durante período de reforma da EMEF José Saramago

Famílias protestam contra transferência de alunos do CEU EMEF José Saramago

Famílias protestam contra transferência de alunos do CEU EMEF José Saramago

Divulgação

Pais de alunos do polo CEU EMEF José Saramago, na região do Capão Redondo, zona sul de São Paulo, foram surpreendidos na última sexta-feira (30) com a notícia de que os mais de mil estudantes da escola seriam transferidos. De acordo com a direção do colégio, a unidade passará por reforma. Para as famílias, não há necessidade de transferir os estudantes neste período de obras uma vez que as aulas seguem no modelo remoto.

"No ano passado, os pais informaram a direção da escola que havia rachaduras e risco do teto cair, veio a pandemia, as aulas online, nada foi feito", conta Nilton Ferreira Lima, educador e pai de duas alunos da escola. "Na sexta passada, houve uma convocação para reunião de pais e a diretora informou que os estudantes e professores serão transferidos para outras escolas da região e que foi uma determinação da DRE (Diretoria Regional de Ensino)."

Os pais criaram grupos nas redes sociais e se organizaram para não assinar a transferência. No último sábado (31), as famílias protestaram em frente a escola. Um e-mail foi enviado à SME (Secretaria Municipal de Educação) pedindo mais transparência nas decisões envolvendo os alunos. "Se as obras, como foi anunciado na última reunião, devem durar até dezembro, não há necessidade de transferir os alunos, eles podem continuar nas aulas online", diz Lima. "Pais que têm dois filhos matriculados na escola foram alocados para escolas diferentes, o que é contra a lei."

O R7 entrou em contato com a Secretaria de Educação sobre a situação da EMEF José Saramago. Por meio de nota, "a prefeitura de São Paulo, através da SME (Secretaria Municipal da Educação), informa que o prédio da EMEF José Saramago foi interditado pela Defesa Civil e um processo licitatório para reforma estrutural da unidade está em andamento. Os estudantes da unidade foram realocados para escolas do entorno e não ficarão desassistidos. Os que optarem pelo modo presencial, terão acesso ao Transporte Escolar Gratuito, caso necessário. A DRE (Diretoria Regional de Educação) do Campo Limpo está à disposição dos pais ou responsáveis pelos estudantes para quaisquer esclarecimentos. Durante esta semana, uma equipe da DRE estará em plantão no CEU Capão Redondo,  prestando o melhor atendimento, orientando e esclarecendo os alunos e suas famílias."

Últimas