Fies 2023: candidato tem de hoje a sexta-feira para se inscrever em até três opções de curso
'É fundamental acompanhar o sistema todos os dias porque, se achar que não vai rolar, ainda é possível mudar', diz especialista
Educação|Vivian Masutti, do R7

Estudantes de todo o país têm de hoje até sexta-feira, dia 7, para se inscrever no Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior, o Fies.
Para isso, é necessário ter cadastro no login único do governo federal e criar uma conta no gov.br.
Os candidatos devem ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio a partir de 2010 e obtido média nas cinco provas igual ou superior a 450 pontos, além de não terem zerado a redação nem participado do exame como treineiro.
Leia também
Também é preciso ter renda familiar por pessoa de até três salários mínimos.
“No Fies, a nota de corte corresponde ao número obtido a partir da relação entre vagas disponíveis de um curso e o desempenho dos candidatos concorrentes no Enem. As notas sofrem variações diárias, de acordo com o número de candidatos que se inscrevem”, afirma Alexandre Mori, gerente de financiamentos do Semesp, entidade que representa mantenedoras de ensino superior no Brasil.
•Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
“Portanto, é fundamental acompanhar bem de perto essa questão, porque, se achar que não vai rolar, ainda é possível escolher uma outra opção. E dá para mudar quantas vezes o aluno quiser, até o fim da inscrição. Isso é importante, pois em um dia o aluno pode estar classificado e na ora seguinte não mais.”
De acordo com o MEC é necessário informar:
• número do CPF;
• email pessoal válido; e
• nome dos membros familiares, CPF dos que tiverem 14 anos ou mais, data de nascimento e renda bruta mensal de todos.
VEJA TAMBÉM: Confira algumas dicas para se dar bem nas inscrições do Sisu
Estudantes que participaram da última edição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) participaram do Sisu (Sistema de Seleção Unficada) de terça-feira (6) a sexta-feira (9). O resultado será divulgado na próxima terça-feira (13). O Sisu é a principal ...
Estudantes que participaram da última edição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) participaram do Sisu (Sistema de Seleção Unficada) de terça-feira (6) a sexta-feira (9). O resultado será divulgado na próxima terça-feira (13). O Sisu é a principal porta de entrada para as universidades públicas do país
O estudante pode escolher até três opções de curso, em ordem de prioridade.
Durante o período de inscrição, o candidato poderá alterar a sua opção de preferência ou cancelá-la. A classificação no processo seletivo do Fies só leva em conta a última alteração confirmada no sistema.
“Antes de sair se inscrevendo no ProUni e no Fies sem saber se realmente você vai conseguir cursar um deles, a melhor estratégia é pesquisar sobre as instituições, analisar a grade curricular dos cursos e entender qual opção realmente vale a pena. Procure por aquelas que possam oferecer experiências ricas e crescimento em conjunto, que acreditam e confiam no seu potencial”, diz Mori.
Parcelar ou quitar?
No Fies, os estudantes conseguem financiar os cursos de graduação de forma mais facilitada: é possível obter taxa de juros zero, dependendo da renda familiar de cada um.
Um projeto que tramita na Câmara dos Deputados, com autoria da deputada Dayany Bittencourt (União-CE), pode dar ao fiador do fundo a chance de fazer amortizações extraordinárias ou a quitação do saldo.
Durante a formação, o estudante paga apenas uma coparticipação referente ao seguro de vida e ao encargo operacional.
Calendário do Fies 2023
Inscrições: de 4 a 7/7
Divulgação do resultado: 11/7
Complementação da inscrição dos candidatos pré-selecionados na chamada única: de 12 a 14/7
Convocação da lista de espera: de 18/7 a 29/8
VEJA MAIS: Sisu: saiba como as notas de corte impactam na escolha do curso
Na edição 2022 do Sisu, a maior e a menor nota de corte para candidatos de ampla concorrência para medicina foi 919,70 e 773,83. Para quem tem cota de escola pública, a nota mais baixa foi em torno de 752,44. Para ajudar os estudantes, o professor cham...
Na edição 2022 do Sisu, a maior e a menor nota de corte para candidatos de ampla concorrência para medicina foi 919,70 e 773,83. Para quem tem cota de escola pública, a nota mais baixa foi em torno de 752,44. Para ajudar os estudantes, o professor chama atenção para o peso das áreas de conhecimento; lembra que chute não é uma boa opção e sugere treinar com as provas de edições anteriores. Entenda:






















