Fies: MEC divulga critérios para oferta de vagas para o 2º semestre
Redistribuição de vagas em cursos em que não houver candidatos em lista de espera também é definida no edital
Educação|Do R7
O MEC (Ministério da Educação) publicou no DOU (Diário Oficial da União) de terça-feira (8) o edital que detalha os critérios de seleção das vagas que serão oferecidas no processo seletivo para o segundo semestre de 2021 do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).
Este novo edital altera o anterior, publicado em maio. Esta nova publicação altera o cronograma e demais procedimentos relativos ao processo de emissão do documento de participação das instituições de ensino superior.
As propostas com o número de vagas a serem ofertadas pelas mantenedoras participantes desta edição do Fies serão submetidas à aprovação da Secretaria de Educação Superior do MEC. O critério para a redistribuição de vagas também foi alterado.
Candidatos
Para a classificação dos candidatos que disputarão as vagas ofertadas serão exigidas as notas de uma das edições do Enem, a partir da edição de 2010, até a mais recente, que será o Enem de 2020.
A exigência continua sendo a de que o candidato tenha obtido média aritmética das notas nas cinco provas do Enem igual ou superior a 450 pontos e nota superior a zero na redação. Também é necessário possuir renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos.
Calendário
27 a 30 de julho - Período de inscrição;
3 de agosto – Resultado dos pré-selecionados em chamada única;
4 a 6 de agosto – Prazo para complementação da inscrição dos pré-selecionados na chamada única.
Lista de Espera: 4 a 31 de agosto – Período para convocação dos pré-selecionados por meio da lista de espera.