Fuvest 2023: Mais de 30 mil fazem hoje as provas da segunda fase
Portões abrem ao meio-dia, e candidatos respondem a questões de português e produzem uma redação no 1º dia de exames
Educação|Karla Dunder, do R7
Os 30.155 candidatos aprovados na primeira fase da Fuvest 2023 enfrentam neste domingo (8) o primeiro dia de provas da segunda fase do vestibular mais concorrido do país — 114 mil estudantes se inscreveram para disputar uma das 8.230 vagas oferecidas para este ano.
Hoje, os estudantes vão responder a dez questões dissertativas de português e produzir uma redação. Na segunda-feira (9), segundo dia de provas, serão 12 perguntas de matérias ligadas às carreiras escolhidas. Os participantes terão 4 horas por dia para fazer as provas.
Os portões serão abertos ao meio-dia — os organizadores orientam que os candidatos cheguem com pelo menos 1 hora de antecedência — e fecham às 13h.
De acordo com o manual do candidato, os estudantes devem apresentar um documento original com foto e caneta esferográfica de tinta azul produzida em material transparente. Também é permitido o uso de lápis ou lapiseira, borracha, apontador e régua transparente.
A Fuvest divulgou um manual de biossegurança com medidas para evitar a disseminação da Covid-19. Entre as medidas, estão a obrigatoriedade do uso de máscara durante todo o tempo do exame e o candidato deve portar comprovante vacinal com vacinação completa para Covid-19 ou atestado médico que contraindique a vacinação. Os candidatos só poderão ficar sem máscara durante o reconhecimento facial.
É permitido levar lanche, mas está proibido comer na sala durante a realização da prova. O candidato deve pedir ao fiscal e poderá se alimentar do lado externo, próximo à porta.
A lista de aprovados deve ser divulgada no dia 30 de janeiro.
Redação
A Fuvest exige que o participante entregue um texto dissertativo-argumentativo. A banca avalia se o texto entregue de fato é dissertativo, além da coesão textual e dos erros gramaticais. O título é obrigatório.
Os temas das últimas edições foram:
2022 – As diferentes faces do riso
2021 – O mundo contemporâneo está fora da ordem?
2020 – O papel da ciência no mundo contemporâneo
2019 – A importância do passado para a compreensão do presente
2018 – Devem existir limites para a Arte?