Fuvest 2024: candidato poderá escolher até 5 opções de curso após 'agrupamento de carreiras'
'Passamos a dar mais chances ao aluno', afirma o diretor Gustavo Monaco; mudança atinge principalmente exatas e biológicas
Educação|Vivian Masutti, do R7

O manual do candidato da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) deste ano, que será divulgado no dia 9 de agosto, trará algumas novidades para quem pretende disputar uma vaga na Universidade de São Paulo (USP).
Além das 1.500 vagas destinadas ao Provão Paulista, que serão decididas no dia 1º, quando haverá uma reunião do conselho universitário, o candidato encontrará mudanças no número de cursos agrupados em uma mesma carreira.
Os cursos de enfermagem em São Paulo e em Ribeirão Preto, por exemplo, passarão a ser uma carreira só. O participante pode, assim, se inscrever nos dois, pondo uma delas como primeira opção.
“Quando a gente junta esses cursos, passamos a dar mais opções ao aluno. Agora, ele pode incluir até cinco opções de curso dentro de uma mesma carreira”, afirma Gustavo Monaco, diretor-executivo da Fuvest.
· Compartilhe esta notícia no WhatsApp
· Compartilhe esta notícia no Telegram
Entram nesse novo formato principalmente cursos das áreas de exatas e biológicas, como enfermagem, fonoaudiologia, nutrição e engenharia.
Embora medicina não tenha sido incluída nessa mudança, há expectativa que os cursos de São Paulo, Ribeirão Preto e Bauru passem a integrar uma mesma carreira a partir de 2025.
O Exame Nacional do Ensino Médio e os vestibulares frequentemente apresentam questões relacionadas aos principais eventos mundiais e nacionais e seus contextos. Além disso, essas informações podem ser utilizadas como base para a elaboração da redação. ...
O Exame Nacional do Ensino Médio e os vestibulares frequentemente apresentam questões relacionadas aos principais eventos mundiais e nacionais e seus contextos. Além disso, essas informações podem ser utilizadas como base para a elaboração da redação. Os vestibulares costumam ser mais imediatistas e diretos na sua abordagem de atualidades: fatos específicos que viraram notícia há pouco tempo podem aparecer nas provas. Já o Enem costuma trabalhar com o contexto: dessa forma, é comum que a prova apresente acontecimentos dentro de uma conjuntura histórica que já vem ocorrendo há certo tempo, mas que voltaram à pauta das notícias recentemente, como o conflito entre Israel e Palestina. A pedido do R7, Priscila Naves, coordenadora pedagógica do cursinho Aprova Total, elencou sete temas nos quais vale a pena fica ligado. Confira a seguir VEJA MAIS: Saiba quais são os cursinhos populares com vagas abertas para se preparar para o vestibular









