Logo R7.com
RecordPlus
Educação

Fuvest testa hoje os nervos dos candidatos ao exigir agilidade em maratona de 90 questões

São 110.399 inscritos tentando uma das 8.147 vagas na Universidade de São Paulo, a melhor a América Latina

Educação|Beatriz Kawai* e Vivian Masutti, do R7

  • Google News
Fuvest 2024: candidatos devem se preparar para maratona
Fuvest 2024: candidatos devem se preparar para maratona

Muitos dos 110.399 inscritos na primeira fase da Fuvest, que acontece hoje, dia 19, vêm de uma maratona de dois domingos de testes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Em meio a um turbilhão de emoções, os especialistas apontam que, para se dar bem na prova, porta de entrada para a USP (Universidade de São Paulo), é preciso, principalmente, manter a cabeça no lugar.


E isso começa em casa, afirma João Pitoscio Filho, coordenador-pedagógico do curso Etapa. Checar o local do exame, escolher roupas leves, separar o documento de identidade, colocar água e caneta na mochila e chegar com antecedência são tarefas que devem ser executadas com rigor, para garantir a tranquilidade do candidato.

Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu Whatsapp


Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp

Compartilhe esta notícia pelo Telegram


Assine a newsletter R7 em Ponto

Isso porque as 90 questões desta primeira fase exigirão do aluno muito mais do que interpretação de texto, já que a Fuvest tem fama de ser mais conteudista do que o Enem e cobrar conhecimento específico, ainda que em enunciados breves.


"Todas as questões, mesmo as mais simples, exigem do estudante uma boa base teórica, capacidade de raciocínio lógico e bastante atenção na leitura do enunciado", diz Pedro Oscar Lorencini Junior, coordenador pedagógico do curso Poliedro.

Veja todos os horários e o que deve ser levado nos quadros abaixo.

"Nervosismo e ansiedade são normais na hora da prova, o importante é saber controlá-los", afirma Pitoscio. Ele sugere adotar técnicas de respiração durante as cinco horas de exame.

"O estudante não deve ficar se cobrando por um resultado e também não deve achar que tudo está perdido mesmo antes de entrar na sala para fazer a prova."

A regra de começar pelas questões mais fáceis e deixar as médias e difíceis para depois continua valendo, como em todo processo seletivo. Assim, o candidato acaba deixando mais tempo para aquelas disciplinas com as quais tem mais dificuldade. Em média, deve ser respondido um teste a cada três minutos.

Se no dia da prova estiver muito calor, é importante não se esquecer de se manter bem hidratado e levar alimentos fáceis de abrir e que não derretam com a alta temperatura, como um chocolate. Frutas e barras de cereal ou de proteína são boas pedidas.

* Sob supervisão de Vivian Masutti

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.