Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Educação

Fuvest altera gabarito da primeira fase do vestibular da USP

Segundo a organizadora do certame, após o exame dos recursos interpostos por alguns candidatos, a questão 15 do caderno V de física foi ratificada

Educação|Plínio Aguiar, do R7

Fuvest ratifica questão do vestibular da USP 2019
Fuvest ratifica questão do vestibular da USP 2019

A Fuvest, organizadora do vestibular da USP (Universidade de São Paulo), ratificou uma questão da prova de física da primeira fase, realizada no último domingo (25).

De acordo com a organização, após o exame dos recursos interpostos por alguns candidatos, a questão 15 do caderno V de física foi ratificada. Anteriormente, o gabarito apontava como certa a alternativa “B”. No entanto, a escolha correta é “A”.

Leia mais: Confira o gabarito oficial da 1ª fase do vestibular da Fuvest

Neste ano, o vestibular teve o menor índice de abstenção dos últimos oito anos na prova da primeira fase, feita no dia 25. Dos 127.786 candidatos inscritos, 10.586 não comparecerem — resultando no índice de 8,3 de abstenção. Os estudantes inscritos no vestibular fizeram a prova da primeira fase em 35 lugares diferentes. Os portões foram abertos às 12h30 e o fechamento ocorreu às 13h. Os concorrentes tiveram até cinco horas para finalizar a prova.


Veja também: Confira as mudanças no vestibular da Fuvest 2019

A segunda fase do vestibular da Fuvest acontecerá em apenas dois dias nesta edição. Será realizada, segundo o calendário da prova, nos dias 06 e 07 de janeiro de 2019 e, além disto, o número de classificados para esta etapa será maior: serão quatro candidatos para cada vaga. Anteriormente as provas da segunda fase eram feitas em três dias e o número de classificados para a etapa era menor.


Mudanças

Neste ano, a prova para ingressar na USP, realizada pela Fuvest, contará com diversas novidades anunciadas pelo Manual do Candidato 2019. A primeira delas é de que o processo contará com apenas dois dias de prova. Até o ano passado, a segunda fase era realizada em três dias, separados por português e redação, conhecimentos gerais e disciplinas específicas. Neste ano, a prova de conhecimentos gerais foi eliminada e os candidatos contarão com apenas duas provas, de português e redação e disciplinas específicas.


A segunda mudança é em relação à nota de corte. Com as cotas destinadas a estudantes de escolas públicas e que são pretos, pardos e indígenas, os candidatos vão concorrer apenas com pessoas de sua modalidade. Assim, a mesma carreira poderá ter até três notas de corte diferentes, dependendo da demanda.

Outra diferença será o sistema de reconhecimento facial, destinado à segurança. A foto do candidato, anexada no cadastro inicial da inscrição, será comparada com a foto coletada nos dias de prova, o que evita a realização de fraudes.

A concorrência na segunda fase também sofreu alterações. A partir deste ano, serão convocados, para a segunda fase, 4 candidatos para cada vaga, um a mais do que os anos anteriores.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.