Fuvest prioriza interdisciplinaridade no segundo dia da fase decisiva
Destaque foi questão que uniu literatura, biologia e geografia, na avaliação de professor do COC
Educação|Do R7
A interdisciplinaridade marcou o exame do segundo dia da fase decisiva da Fuvest, na avaliação do professor Luiz Fernando Duarte, editor especialista e professor de matemática do Sistema COC de Ensino.
— A interdisciplinaridade foi muito explorada, com destaque para a questão 13, que utilizou a obra “Vidas Secas”, uma das leituras obrigatórias, para tratar de um tipo de vegetação, aliando a literatura à geografia e à biologia.
Leia mais notícias de Educação
O professor elogiou o nível do exame.
— Nós consideramos o grau de dificuldade da prova adequado.
Tema da redação atual marcam 1º dia de prova
Confira abaixo o comentário dos professores do COC a respeito das disciplinas exigidas na prova:
Matemática
Com enunciado claro e curto, a questão de matemática foi contextualizada e com forte ênfase à interdisciplinaridade, pois exigiu conhecimento em química abordando o assunto sistemas lineares.
Física
Como em 2013, as questões de física foram relacionadas com química, sendo necessário o conhecimento sobre de regra de três, equação geral dos gases ideais e cálculo de massa molar. Além da recorrente interdisciplinaridade nas questões, é possível notar que os temas transformações de energia e potência estão sempre presentes na prova do segundo dia.
Química
As questões de química abordaram assuntos tradicionais como equilíbrio químico, estudo dos gases, cálculos estequiométricos, termoquímica e bioquímica. A prova exigiu bom conhecimento dos assuntos citados, com abordagem interdisciplinar envolvendo biologia, física e matemática.
Biologia
As questões de biologia avaliaram conhecimentos básicos de bioquímica celular, eutrofização, genética do sistema sanguíneo ABO, adaptação vegetal e bioenergética. A prova apresentou questões no formato multidisciplinar, bem elaboradas, de enunciados claros e precisos, com conteúdos significativos e importantes na formação dos alunos.
História
As questões de história estavam ligadas à geografia. Foram bem contextualizadas por textos, mapas e tabelas, que formavam os enunciados. Os temas abordados foram clássicos, como imperialismo, 2ª Guerra Mundial, Grandes Navegações, expansão territorial e aumento populacional no Brasil.
Geografia
As questões foram bem elaboradas, abrangendo temas presentes nos conteúdos de ensino médio, com enfoque interdisciplinar bastante presente. Por exemplo, na questão 3, houve associação entre história (expansionismo japonês) e Geografia (industrialização da península indochinesa) e, na questão 4, foi abordada a ocupação da Amazônia, do século XVI ao século XXI, o que imbricava conhecimentos históricos e geográficos.
É importante salientar que a questão 13 utilizou a obra “Vidas Secas” (obra indicada pela Fuvest) de Graciliano Ramos, com a finalidade de identificar o conhecimento do aluno a respeito do bioma caatinga e dos problemas sociais inerentes ao sertão nordestino, que provocaram a migração do sertanejo.
Como de praxe, a Fuvest se pautou pela excelência na elaboração das questões.
Inglês
A prova manteve o nível dos anos anteriores, trazendo temas atuais e cobrando a compreensão de textos. O estudante que se preparou bem durante o ano não teve dificuldades em resolver as questões.