Educação Fuvest: saiba o que fazer às vésperas do vestibular 2022

Fuvest: saiba o que fazer às vésperas do vestibular 2022

Estudantes contam como é a rotina nesta reta final, e professores dão dicas para prova que será aplicada no domingo (12)

  • Educação | Alex Gonçalves*, do R7

Beatriz Bandeira, 20 anos

Beatriz Bandeira, 20 anos

Divulgação/Arquivo pessoal

A primeira fase do vestibular da Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular), um dos mais concorridos do país, será aplicada no próximo domingo (12). O processo seletivo é a principal porta de entrada para a USP (Universidade de São Paulo).

Beatriz Bandeira, 20 anos, é estudante do Curso Anglo em São Paulo e sonha em conquistar uma vaga para o curso de administração na USP. A jovem conta ao R7 como tem se preparado para as provas a uma semana do processo seletivo.

"Este é o segundo ano que presto o vestibular da Fuvest", diz. "Acredito que a organização é fundamental neste período de revisão até para evitar o nervosismo antes da prova."

"Eu realizei uma pesquisa nas provas antigas da USP, estudei os conteúdos de maior reincidência, e fui resolvendo os exercícios e identificando possíveis dúvidas que tinha sobre eles", esclarece.

Outro preparo da jovem é rever as anotações feitas ao longo do ano nas aulas do cursinho. "Esse processo de organização também é importante para que eu consiga lidar com a ansiedade, e também tenho meus momentos de lazer: vou ao parque, faço caminhada, pratico exercícios fisicos", explica. "No sábado (11), dia que antecede as provas, eu pretendo só descansar", comenta. "É uma prova longa com 90 questões e quero muito ser aprovada nesta edição", finaliza.

Sabrina Feliciano, 17 anos

Sabrina Feliciano, 17 anos

Divulgação/Arquivo pessoal

Já a estudante Sabrina Feliciano, 17 anos, é aluna do Colégio Poliedro de São José dos Campos (SP) e tem a USP como a primeira opção de universidade. "Eu fiz a prova da Fuvest como treineiro neste ano de 2021, mas agora é pra valer e vou tentar [disputar vaga] para o curso de ciências biológicas", relata.

Nesta reta final da revisão dos estudos ela tem seguido as orientações dos professores. "Tenho dado atenção aos assuntos que eu tenho maior dificuldade, assim posso realizar uma prova com mais segurança", diz. "Ao longo do ano me dediquei a fazer os exercícios Fuvest para me acostumar ao estilo de prova", revela a aluna.

Ela também prioriza os momentos de descanso. "O excesso de estudo pode até atrapalhar o desenvolvimento no momento de fazer a prova", explica. Para relaxar, durante o tempo livre, Sabrina assiste a séries e pratica atividades físicas.

Dica do professor

O orientador educacional Alfredo Terra Neto, do Curso Pré Vestibular da Oficina do Estudante de Campinas (SP), lembra que as provas da Fuvest têm características específicas. "As provas são bastante tradicionais, conteudistas e muito mais diretas nas questões, se comparadas ao vestibular da Unicamp e ao Enem", analisa.

Segundo Terra Neto, o esperado é que o aluno tenha se preparado bem ao longo do ano, estudando os conteúdos clássicos passados pelos professores e realizando simulados e provas anteriores. "O aluno deve realizar aquilo que ele treinou durante o ano. Mudar a estratégia agora não é legal", diz. "Caso o aluno não tenha uma estratégia definida para o momento da prova, sugerimos que comece pela matéria mais fácil e alterne com a mais difícil", afirma.

Para o orientador educacional, agora é o momento de revisões mais leves. "É necessário, sim, fazer uma boa revisão de conteúdos, mas é preciso descansar", esclarece. "Uma boa noite de sono é fundamental para a recuperação das energias e para o processo de memorização. Outro importante momento de descanso é o sábado, dia que antecede a prova", avalia.

Dicas do que fazer

Yan Navarro, diretor acadêmico da rede de escolas Luminova, sugere uma lista com cinco dicas para os vestibulandos da Fuvest. Confira:

1. Refaça as provas anteriores: é muito importante estar familiarizado com o modelo de prova. Dessa forma, refazer as provas é fundamental para entender como a banca avaliadora trabalha os diferentes temas.

2. Preste atenção aos seus erros: podemos aprender muito mais errando do que acertando. Fique atento ao que você errou ao fazer uma bateria de exercícios e busque se aprimorar nesses pontos.


3. Faça exercícios físicos: manter o corpo em movimento ajuda a manter a mente atenta. Não deixe de lado os exercícios físicos nesta reta final, eles são fundamentais.

4. Assista a filmes: ao longo do processo de estudo, os filmes podem ser uma excelente ferramenta para complementar os estudos, especialmente os documentários para as áreas de ciências humanas.

5. Organização: não deixe o nervosismo atrapalhar sua rotina de estudos. Esteja sempre seguindo o cronograma que você criou, não adianta tentar reler todo o conteúdo na última semana.

Arte R7

*Estagiário do R7 sob supervisão de Karla Dunder

Últimas