Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Educação

Geração millennial se destaca em consumo de cursos online, diz pesquisa

Busca visa transição de carreira e aumento de renda

Educação|Do R7 Bolsas de Estudo

Mercado dos cursos online tem ganhado cada vez mais relevância
Mercado dos cursos online tem ganhado cada vez mais relevância

Criados em meio ao avanço tecnológico, os chamados millennials, nascidos entre 1981 e 1995, estão usando a tecnologia a favor do conhecimento. Pelo menos é o que mostra pesquisa da Hotmart divulgada na última semana de novembro que traçou o perfil dos consumidores de cursos online no país.

A pesquisa concluiu que a geração millennial, também conhecida por geração Y, recorre aos cursos a distância e de curta duração com vista à transição de carreira e ao aumento na renda. Os principais temas de interesse desse público, segundo o levantamento, estão relacionados às áreas de finanças e negócios, marketing e vendas, carreira e desenvolvimento pessoal.

Para 93% dos entrevistados, os cursos os ajudaram ou estão ajudando na transição de carreira. Nesse contexto, 38% dizem querer aumentar a renda ou o salário como a principal motivação. Já 35% afirmaram que desejam gerar renda extra. Para 15% a busca foi por mudanças na área de atuação e para 9% o foco era mesmo trocar de carreira. Já aqueles que procuraram um curso online para ter mais conhecimento sobre um novo assunto ou tema somaram 44%.

Ainda conforme a pesquisa, 85% das pessoas entrevistadas afirmaram que haviam atingido total ou parcialmente seus objetivos, enquanto cerca de 68% responderam que foi possível alcançar pelo menos em parte os objetivos financeiros que os tinham levado a estudar. Um dado animador: cerca de metade dos entrevistados declarou que sua renda aumentou depois de fazer o curso.


Dos consumidores de cursos na internet, dois terços são mulheres. Entre elas, a faixa etária predominante é dos 25 aos 34 anos. Em relação à condição financeira, pessoas das classes B e C são as que mais se destacam entre os consumidores, representando 80% do total. Desses, pelo menos 72% têm ensino superior completo, segundo dados da pesquisa.

O empreendedor Victor Nogueira, 32 anos, que trabalha como copywriter e search engine optimization (SEO), gosta de consumir cursos na internet sobre marketing, tecnologia e investimentos com o intuito de se aprimorar para expandir seu negócio. Victor tem assinaturas vitalícias de cursos que ele considera importantes nas áreas de marketing e negócios. Ele prefere pagar pelos conteúdos, acreditando receber uma entrega de valor e com direito a certificado. “Eu me motivo a buscar aprendizado na internet por causa da flexibilidade que o ambiente digital proporciona. Afinal, isso me possibilita consumir conteúdo em qualquer lugar e horário”, explica.


Para a vice-presidente de marketing da Hotmart, Nathalia Cavalieri, o mercado dos cursos online tem ganhado cada vez mais relevância, sobretudo durante a pandemia. “Como a necessidade do isolamento social fez com que as pessoas e empresas se adaptassem aos eventos, trabalhos e reuniões online, isso se estendeu também à área da educação”, destaca.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.