Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Educação

Governo de Rondônia pede para recolher livros clássicos

Documento da Secretaria de Educação afirma que textos de autores como Machado de Assis apresentavam conteúdo "inadequado para crianças"

Educação|Do R7

Machado de Assis: texto foi considerado 'inapropriado'
Machado de Assis: texto foi considerado 'inapropriado'

A Secretaria de Educação de Rondônia enviou um documento na quinta-feira (6) pedindo a retirada de livros de bibliotecas das escolas por apresentarem "conteúdo inadequado às crianças e adolescentes". No entanto, a lista apresentava textos clássicos da literatura brasileira com obras de Machado de Assis e Euclides da Cunha.

De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, em um primeiro momento, o governo de Rondônia negou a existência do documento, depois mandou a rede "abortar" o procedimento e alegou que o secretário de educação não havia assinado o pedido. Por meio de nota, a Secretaria afirmou que houve um erro e vai apurar o "vazamento de informações internas".

No total, 43 livros deveriam ser retirados das prateleiras das bibliotecas, entre eles estão obras como Memórias Póstumas de Brás Cubas (Machado de Assis), Os Sertões (Euclides da Cunha) entre outros clássicos. 

Por meio de nota, a Secretaria de Educação informa que recebeu "uma denúncia que nas bibliotecas das escolas estaduais havia livros paradidáticos com conteúdos inapropriados para o público alvo, alunos do ensino médio e que uma equipe técnica da secretaria analisou as informações e constatou que os livros citados eram clássicos da Literatura Brasileira, muitos deles usados em processos seletivos e vestibulares. Sendo assim, o processo eletrônico que contém a análise técnica foi encerrado imediatamente sem ordem de tramitação para quaisquer órgãos externos, secretarias ou escolas públicas."

Ainda segundo a nota, a Secretaria reconhece a importância dos livros e estes não serão recolhidos.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.