Grupos aceleram atrasados, mas candidatos perdem prova do Enem
Portões fecharam às 13h deste domingo (4); maior parte dos estudantes que prestam a prova chegou entre 11h30 e 12h em São Paulo
Educação|Fabiola Perez, do R7

"Só ano que vem", "o portão fechou", "faltam cinco minutos", "faltam três minutos". Um grupo de pessoas em frente à faculdade Uninove de São Paulo, na Barra Funda (zona oeste) acelerou a entrada dos estudantes que chegaram próximos ao horário de fechamento dos portões, às 13 horas, para a primeira das provas do Enem.
Leia também
A maior parte dos estudantes que prestarão a prova neste domingo (4) chegou entre 11h30 e 12h. No entanto, alguns jovens chegaram atrasados e tiveram que passar por um grupo que entoava paródias sobre o horário de verão e o fechamento dos portões.
Os pais dos estudantes que entraram mais cedo, que aguardavam o fechamento dos portões, afirmaram que no início a presença do grupo ajudou a descontrair o ambiente, mas próximo das 13h os gritos começavam a preocupar quem estava próximo a universidade.
"Eles colocam muita pressão em cima de quem vai fazer a prova, que já está nervoso o suficiente", diz Leandro Notari, pai de uma estudante.
Luiz Fernando de Castro, de 21 anos, não conseguiu chegar a tempo para fazer o exame. Sem o RG, ele chegou no momento de fechamento do portão.
"Perguntei se servia o cartão de estudante, mas eles não aceitaram. Achei que estivesse com o RG na carteira, mas não estava", diz.
Hoje, ele trabalha e conta que faz a prova há três anos. "Pretendo fazer teatro ou ser radialista."
Os portões fecharam às 13h em ponto, horário de Brasília, neste domingo (4) na Uninove, na Barra Funda, zona oeste de São Paulo, um dos locais do exame do Enem
Os portões fecharam às 13h em ponto, horário de Brasília, neste domingo (4) na Uninove, na Barra Funda, zona oeste de São Paulo, um dos locais do exame do Enem
























