IA nas escolas: CNE elabora documento para orientar uso da ferramenta
Cerca de 70% dos alunos utilizam inteligência artificial generativa para pesquisas
Educação|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
Sete em cada 10 estudantes do ensino médio usam ferramentas de IA (inteligência artificial) generativa — como ChatGPT, Copilot e Gemini — para realizar pesquisas escolares. No entanto, apenas 32% dizem ter recebido orientação nas escolas para utilizar essas tecnologias, segundo a pesquisa do Cetic.br. (Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação) divulgada em setembro de 2025.
Neste cenário, o CNE (Conselho Nacional de Educação) começou a desenvolver um guia de instruções para o uso dessa tecnologia nas instituições de ensino do país. Em fase final de elaboração, o documento tem como objetivo orientar docentes e alertar sobre cuidados necessários com privacidade, proteção de dados e direitos autorais.
Celso Niskier, membro da CNE e participante da elaboração do texto inédito, diz que “quer estimular que o aluno faça boas perguntas, que saiba onde vai buscar, questionar e diferenciar, por exemplo, o que é fato ou fake, o que é crença ou de fato conhecimento.”
Uma das preocupações do CNE é fazer com que a resolução chegue de forma uniforme a todo o Brasil: “Temos que considerar não só a desigualdade no acesso às tecnologias, mas também a desigualdade cognitiva, alunos que têm mais dificuldade ou que têm menos dificuldade”, afirma Niskier
Celso ressalta que não quer que os estudantes virem “robôs” e, por isso, é importante a obrigatoriedade de ensinar o uso da ferramenta nas licenciaturas de professores: “Nós queremos, no Brasil, docentes que não só saibam utilizar a IA, mas saibam de limites éticos, o uso pedagógico adequado e a forma de estimular o pensamento crítico do aluno”.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!












