Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Inep anuncia que estão abertas as inscrições para o Enade

Coordenadores de curso devem inscrever os estudantes no exame até 8 de agosto. Aplicação será no dia 14 de novembro

Educação|Do R7

Estudantes que não responderem ao questionário do Enade não poderã colar grau
Estudantes que não responderem ao questionário do Enade não poderã colar grau Estudantes que não responderem ao questionário do Enade não poderã colar grau

O Inep ( Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) abriu nesta terça-feira (20) o período de inscrição para o Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes). O procedimento deve ser realizado pelos coordenadores de curso até o dia 8 de agosto, por meio do Sistema Enade.

A aplicação do exame ocorrerá em 14 de novembro e avaliará os concluintes de cursos de graduação e de cursos superiores No Enade 2021 serão avaliados os estudantes, ingressantes e concluintes, dos cursos de bacharelado pertencentes às áreas de ciência da computação, ciências biológicas, ciências sociais, design, educação física, filosofia, geografia, história, química e sistemas de informação.

Em licenciatura, serão avaliados os cursos de artes visuais, ciência da computação, ciências biológicas, ciências sociais, educação física, filosofia, física, geografia, história, letras – português, letras – português e espanhol, letras – português e inglês, letras – inglês, matemática, música, pedagogia e química.

Também estão incluídos os estudantes de cursos superiores de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas, tecnologia em gestão da tecnologia da informação e tecnologia em redes de computador.

Publicidade

Estudantes que não fizerem os questionários não poderão colar grau.

Por conta da pandemia de covid-19, as provas que seriam aplicadas em 2020 ficaram para 2021. Já as provas deste ano foram adiadas para 2022.

Publicidade

No momento da inscrição, a instituição de educação superior deve informar o número de CPF do estudante, conforme cadastrado na Receita Federal, bem como os dados acadêmicos. Ao final do processo, cabe à instituição comunicar o estudante sobre sua inscrição no exame.

Enquadramento automático

No período de 19 de julho a 8 de agosto, os procuradores educacionais institucionais podem realizar a verificação do enquadramento automático realizado pelo Inep. No mesmo período, os procuradores também podem registrar as declarações de não enquadramento dos cursos.

Publicidade

O enquadramento é o processo pelo qual cada curso é vinculado à sua respectiva área de avaliação do Enade, associado ao seu projeto pedagógico e ao rótulo de classificação da Classificação Internacional Normalizada da Educação Adaptada para Cursos de Graduação e Sequenciais de Formação Específica (Cine Brasil), com base nas diretrizes de prova publicadas pelo Inep.

Para ocorrer o enquadramento automático, todos os cursos devem estar com os dados atualizados no Cadastro e-MEC. No caso de cursos que não possuem endereço cadastrados no Sistema e-MEC até o enquadramento automático, o procurador educacional institucional deverá, por meio do Sistema Enade, realizar o enquadramento do curso na área de avaliação vinculada ao respectivo rótulo da Cine Brasil 2018.

Cursos não classificados

No caso dos cursos que não foram classificados na Cine Brasil 2018 e daqueles sem endereço no Cadastro e-MEC, os procuradores institucionais deverão realizar o enquadramento no Sistema Enade e no Sistema e-MEC, respectivamente, no período de 19 de julho a 8 de agosto.

Retificações – Os coordenadores de curso que desejarem corrigir a inscrição dos estudantes habilitados para o Enade 2021 devem fazê-lo de 9 a 29 de agosto. No mesmo período, os procuradores institucionais podem retificar os enquadramentos, mediante registro de declaração justificada de não enquadramento no Sistema Enade.

Vale lembrar que os cursos classificados na Cine-Brasil 2018 não poderão ser enquadrados em áreas do Enade 2021 diferentes das já definidas para cada rótulo, conforme previsto no edital do exame.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.