Educação Inep publica cartilha de redação para os participantes do Enem

Inep publica cartilha de redação para os participantes do Enem

Documento traz a matriz de referência da prova, detalha as cinco competências avaliadas e explica o processo de correção

  • Educação | Do R7

Resumindo a Notícia
  • Inep disponibilizou cartilha para consulta no portal na internet

  • Material traz a matriz de referência da prova e detalha as cinco competências avaliadas

  • Exemplos de redação nota mil da edição 2021 do Enem também constam na cartilha

  • Enem 2022 será aplicado em dois domingos (13 e 20 de novembro)

Enem 2022 será aplicado em dois domingos (13 e 20 de novembro) para 3.396.632 pessoas

Enem 2022 será aplicado em dois domingos (13 e 20 de novembro) para 3.396.632 pessoas

Marcello Casal JrAgência Brasil

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) publicou na página da internet a Cartilha do Participante: A Redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2022.

O material traz a matriz de referência da prova, detalha as cinco competências avaliadas e explica o processo de correção, além de conter amostras comentadas de textos que receberam pontuação máxima (mil pontos) na edição de 2021 do exame nacional.

De acordo com o documento, os participantes precisarão escrever um texto dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas, a partir da situação-problema proposta, dos textos motivadores e dos conhecimentos construídos ao longo da sua formação.

A nota poderá chegar a mil pontos, mas há critérios que conferem nota zero, como fuga ao tema, quantidade de linhas abaixo de sete no total, trecho deliberadamente desconectado do tema, desobediência à estrutura dissertativo-argumentativa e desrespeito à seriedade do exame.

Já o processo de correção é monitorado em todas as etapas e segue de forma rigorosa os parâmetros estabelecidos pelo instituto. Os textos podem passar por até quatro correções para o cálculo da média final.

Os profissionais selecionados atendem a critérios de formação, como graduação em letras e linguística, e continuada, com exigência mínima de mestrado para as funções de supervisores e subcoordenadores. Também é necessária experiência comprovada em coordenação de correção de produção textual em avaliação educacional, exames ou concursos.

O Enem 2022 será aplicado em dois domingos (13 e 20 de novembro) para 3.396.632 pessoas, em todos o país. O tema da redação será o mesmo para as duas versões: impressa e digital. A redação da versão digital do exame será realizada em material impresso.

Últimas