Inscrições para concorrer a vagas do 2º semestre no Sisu+ terminam nesta sexta-feira
Candidatos têm até o fim do dia para manifestar interesse em vagas remanescentes em universidades púbicas usando a nota do Enem
Educação|Da Agência Brasil
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Os estudantes interessados em disputar vagas pelo Sisu+, modalidade complementar do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), têm até as 23h59 desta sexta-feira (19), no horário de Brasília, para realizar a inscrição.
Podem participar os candidatos que fizeram pelo menos uma edição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) nos últimos três anos e que concorreram a vagas na edição regular do Sisu 2026.
A iniciativa foi criada para ampliar as oportunidades de ingresso em instituições públicas de ensino superior, disponibilizando vagas que eventualmente permaneceram abertas para o segundo semestre de 2026. Nesta primeira edição, 34 instituições, entre universidades e institutos federais, aderiram ao programa.
Como se inscrever
As inscrições devem ser feitas pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Durante o processo, o candidato poderá selecionar até dois cursos, independentemente das opções escolhidas na etapa regular realizada no início do ano.
Quem participou do Sisu 2026 também poderá atualizar informações socioeconômicas e modificar a modalidade de concorrência, se necessário.
Leia Mais
O estudante deverá indicar uma primeira e uma segunda opção de curso. Enquanto o período de inscrições estiver aberto, será possível alterar as escolhas quantas vezes desejar, sendo considerada válida a última atualização registrada.
Além das opções de curso, o sistema apresenta informações como instituição de ensino, local de oferta, turno, grau acadêmico, ações afirmativas disponíveis e modalidades de concorrência.
Paralelamente, os participantes já podem consultar as notas de corte das vagas pretendidas nas plataformas Sisu Aluno e Sisu Vagas.
Resultados
A lista única de pré-selecionados será divulgada em 24 de junho, na página oficial do Sisu. Os candidatos que não forem convocados nessa etapa poderão manifestar interesse em participar da lista de espera entre os dias 24 e 26 de junho.
Segundo o edital, as matrículas dos aprovados na chamada regular começam a partir de 25 de junho. Já os convocados pela lista de espera poderão se matricular a partir de 1º de julho.
Como funciona
Coordenado pelo MEC (Ministério da Educação), o Sisu é o principal sistema de acesso a instituições públicas de ensino superior no país. O Sisu+ não funciona como um novo processo seletivo, mas sim como uma extensão da edição regular de 2026.
A proposta é tornar mais eficiente o preenchimento de vagas que costumam ficar disponíveis após desistências ou mudanças de curso por parte dos estudantes. Com isso, as universidades poderão utilizar uma ferramenta automatizada para convocar candidatos da lista de espera com mais rapidez, evitando que vagas permaneçam ociosas.
Fique por dentro das principais de educação no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp














