Aluno na lista de espera do Fies tem até amanhã para contratar o financiamento estudantil
Estudantes são chamados conforme a classificação, quando uma vaga é aberta no sistema, e precisam complementar a inscrição
Educação|Agência Brasil

O Ministério da Educação (MEC) está com a chamada aberta, até as 23 horas e 59 minutos desta terça-feira (28), para os candidatos aprovados na lista de espera do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) contratarem o financiamento para o segundo semestre deste ano.
A divulgação dos nomes incluídos na lista, atualizada diariamente, dá um prazo de três dias para que o pré-selecionado faça a contratação do financiamento.
Os candidatos pré-selecionados nessa etapa são os que não foram classificados no número de vagas do curso de preferência na chamada única do Fies e passaram a integrar a lista de espera.
Eles são chamados conforme a classificação, prevista no edital, quando uma vaga é aberta no sistema, e têm o nome divulgado no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. A consulta sobre as atualizações da lista de espera é de responsabilidade dos candidatos.
· Compartilhe esta notícia no Whatsapp
· Compartilhe esta notícia no Telegram
Após a divulgação do nome na lista, o candidato precisa complementar sua inscrição para contratação do financiamento no próprio sistema na internet.
Se o prazo de três dias úteis não for cumprido, a inscrição do candidato vence e a vaga é disponibilizada ao próximo classificado na lista de espera.
O Fies concede financiamento aos estudantes inscritos em cursos pagos, de instituições de ensino superior que tenham aderido ao programa e sejam avaliadas positivamente pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
Para se candidatar, o estudante deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obtido notas médias igual ou superior a 450 pontos, além de não ter zerado a redação.
Os juros e prazos aplicados obedecem uma escala que varia de acordo com a renda familiar do estudante.
VEJA MAIS: A 100 dias do Enem, especialistas fazem raio-x do que mais caiu em cada área da prova de 2009 a 2022
A um mês do Exame Nacional do Ensino Médio, que em 2023 ocorre nos dias 5 e 12 de novembro, o R7 pediu a professores do SAS Plataforma de Educação que selecionassem as matérias mais cobradas na prova, de todas as áreas do conhecimento. "A importância d...
A um mês do Exame Nacional do Ensino Médio, que em 2023 ocorre nos dias 5 e 12 de novembro, o R7 pediu a professores do SAS Plataforma de Educação que selecionassem as matérias mais cobradas na prova, de todas as áreas do conhecimento. "A importância desse raio-X é otimizar o plano de estudos de cada estudante, evidenciando onde o aluno deve focar e seu tempo de dedicação ao longo do ano", afirma Idelfranio Moreira, gerente de ensino e inovações educacionais da plataforma. Confira a seguir os assuntos mais citados no Enem de 2009 a 2022:




















