Logo R7.com
RecordPlus
Educação

Locais de prova abrem os portões para 1º dia de provas do Enem

Prova será realizada em mais de 1.700 municípios, com diferentes fusos horários. O tempo de prova será de no máximo 5 horas e 30 minutos

Educação|Ana Maria Guidi, do R7*

  • Google News
Portões fecham, inevitavelmente, às 13h do horário de Brasília
Portões fecham, inevitavelmente, às 13h do horário de Brasília

Os portões dos locais de prova do Enem 2018 foram abertos neste domingo (4) às 12h (horário de Brasília).

Segundo o Inep, os portões fecham inevitavelmente às 13h. Confira abaixo o horário de abertura e fechamento em todos os Estados.


Será realizado hoje o primeiro dia de provas para mais de 5,5 milhões de estudantes em mais de 1.700 municípios. Os inscritos farão provas de linguagem, ciências humanas e redação. O tempo de prova será de 5 horas e 30 minutos.

O participante só poderá deixar o local de prova depois das duas primeiras horas. O Caderno de Questões só pode ser levado caso deixe a sala 30 minutos antes do fim da prova.


Os candidatos deverão ter em mãos um documento válido, oficial e com foto; e guardar no envelope porta-objetos fornecido pelo aplicador o telefone celular e quaisquer outros equipamentos eletrônicos desligados. O candidato deve levar também caneta de tubo transparente e tinta preta. Lápis, borracha, lapiseira e canetas sem transparência não podem ser usados no dia da prova.

O gabarito oficial do Enem 2018 será divulgado pelo Inep até 14 de novembro. Já o resultado deverá ser divulgado no dia 18 de janeiro de 2019.


No dia 11 de novembro, os estudantes farão provas de ciências da natureza e matemática.

A nota do exame poderá ser usada para concorrer a vagas no ensino superior público pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada), a bolsas em instituições privadas, pelo ProUni (Programa Universidade para Todos) e para participar do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).


Leia também

Redação

De acordo com o coordenador pedagógico do Vetor Vestibulares, Rubens César Carnevale, a prova de redação deverá ser mais exigente este ano. Segundo ele, os estudantes devem ficar atentos, sobretudo, ao uso da língua portuguesa.

A estudante Inubia Marcelino, de 17 anos, que faz a prova pela segunda vez, acredita que o Enem requer resistência. "Quem tem a melhor estratégia de resolução consegue se dar bem", afirma a estudante que tenta uma vaga para neurociência. Ela afirma que começa pela redação e depois faz as questões mais fáceis e, por último, as médias e difíceis.

Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo

12h – Abertura dos portões

13h – Fechamento dos portões

Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Tocantins

11h – Abertura dos portões

12h – Fechamento dos portões

Amazonas (com exceção de 13 municípios da região sudoeste), Rondônia, Roraima

10h – Abertura dos portões

11h – Fechamento dos portões

Acre, Amazonas (13 municípios da região sudoeste: Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Boca do Acre, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Lábrea, Pauini, São Paulo de Olivença e Tabatinga)

9h – Abertura dos portões

10h – Fechamento dos portões

*Estagiária do R7, com supervisão de Diego Junqueira

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.