Locais de prova abrem os portões para 1º dia de provas do Enem
Prova será realizada em mais de 1.700 municípios, com diferentes fusos horários. O tempo de prova será de no máximo 5 horas e 30 minutos
Educação|Ana Maria Guidi, do R7*

Os portões dos locais de prova do Enem 2018 foram abertos neste domingo (4) às 12h (horário de Brasília).
Segundo o Inep, os portões fecham inevitavelmente às 13h. Confira abaixo o horário de abertura e fechamento em todos os Estados.
Será realizado hoje o primeiro dia de provas para mais de 5,5 milhões de estudantes em mais de 1.700 municípios. Os inscritos farão provas de linguagem, ciências humanas e redação. O tempo de prova será de 5 horas e 30 minutos.
O participante só poderá deixar o local de prova depois das duas primeiras horas. O Caderno de Questões só pode ser levado caso deixe a sala 30 minutos antes do fim da prova.
Os candidatos deverão ter em mãos um documento válido, oficial e com foto; e guardar no envelope porta-objetos fornecido pelo aplicador o telefone celular e quaisquer outros equipamentos eletrônicos desligados. O candidato deve levar também caneta de tubo transparente e tinta preta. Lápis, borracha, lapiseira e canetas sem transparência não podem ser usados no dia da prova.
O gabarito oficial do Enem 2018 será divulgado pelo Inep até 14 de novembro. Já o resultado deverá ser divulgado no dia 18 de janeiro de 2019.
No dia 11 de novembro, os estudantes farão provas de ciências da natureza e matemática.
A nota do exame poderá ser usada para concorrer a vagas no ensino superior público pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada), a bolsas em instituições privadas, pelo ProUni (Programa Universidade para Todos) e para participar do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).
Leia também
Redação
De acordo com o coordenador pedagógico do Vetor Vestibulares, Rubens César Carnevale, a prova de redação deverá ser mais exigente este ano. Segundo ele, os estudantes devem ficar atentos, sobretudo, ao uso da língua portuguesa.
A estudante Inubia Marcelino, de 17 anos, que faz a prova pela segunda vez, acredita que o Enem requer resistência. "Quem tem a melhor estratégia de resolução consegue se dar bem", afirma a estudante que tenta uma vaga para neurociência. Ela afirma que começa pela redação e depois faz as questões mais fáceis e, por último, as médias e difíceis.
Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo
12h – Abertura dos portões
13h – Fechamento dos portões
Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Tocantins
11h – Abertura dos portões
12h – Fechamento dos portões
Amazonas (com exceção de 13 municípios da região sudoeste), Rondônia, Roraima
10h – Abertura dos portões
11h – Fechamento dos portões
Acre, Amazonas (13 municípios da região sudoeste: Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Boca do Acre, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Lábrea, Pauini, São Paulo de Olivença e Tabatinga)
9h – Abertura dos portões
10h – Fechamento dos portões
*Estagiária do R7, com supervisão de Diego Junqueira












