Resumindo a Notícia
- O MEC adiou a consulta pública via WhatsApp sobre o novo ensino médio.
- A pesquisa será direcionada a alunos, professores e gestores de educação.
- A nova data para o início da consulta de cem mil pessoas é o dia 22 de maio.
- O Ministério da Educação realizará palestras transmitidas pelo YouTube.
Fachada do Ministério da Educação, que propõe discussão sobre a reestruturação do ensino médio
Pedro França/Agência Senado - 27.jan.2023O Ministério da Educação adiou, de 8 para 22 de maio, a consulta pública sobre o novo ensino médio, que vai coletar, pelo WhatsApp, a opinião de cem mil pessoas, entre estudantes, professores e gestores.
A consulta pública por meio da plataforma Participa +Brasil, do governo federal, já está sendo realizada. Qualquer pessoa pode participar da pesquisa, que vai até o dia 6 de junho.
O usuário pode opinar sobre dez proposições, disponibilizadas pelo MEC, que envolvem os seguintes temas:
• carga horária do ensino médio;
• itinerários formativos do novo ensino médio;
• disciplinas obrigatórias;
• flexibilização curricular;
• Ensino a distância (EaD);
• educação técnica e profissional;
• desigualdades na educação;
• infraestrutura física e pedagógica das escolas;
• formação inicial e continuada de professores e gestores educacionais;
• avaliação instituicional participativa.
Além das consultas públicas, estão acontecendo seminários, audiências e webinários. O primeiro aconteceu no dia 3 e os próximos serão nos dias 8, 15 e 22 de maio. Todos podem ser acompanhados pelo canal do YouTube do MEC.
O ministro da Educação, Camilo Santana, suspendeu a implantação do novo sistema no ensino médio por 60 dias, a partir do dia 4 de abril, para que a pesquisa pudesse ser realizada e um diálogo com a comunidade escolar fosse estabelecido.
CONFIRA TAMBÉM: Saiba quais profissões serão criadas e quais devem acabar nos próximos anos, segundo estudo