Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Mesmo com coronavírus, 94% dos alunos vão seguir com estudos

Pesquisa mostra que questões financeiras também preocupam estudantes e aponta que o uso da tecnologia no ensino é um caminho sem volta 

Educação|Karla Dunder, do R7

Estudantes devem continuar os estudos
Estudantes devem continuar os estudos Estudantes devem continuar os estudos

Uma pesquisa organizada pela ABMES (Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior) e pela Educa Insights ouviu mil estudantes brasileiros no fim do mês de março para saber quais as perspectivas deles diante do isolamento para combater a Covid-19, causada pelo coronavírus.

O resultado mostra que os estudantes brasileiros estão otimistas apesar de toda a instabilidade gerada pelo combate à pandemia. 94% pretendo continuar a estudar e os aqueles que estão em dúvida, 6%, mencionam a preocupação financeira como motivo para parar.

Leia mais: Um terço dos candidatos às universidades não têm acesso à EAD

Dos 94%, embora considerem de extrema relevância os impactos da pandemia para o país, 57% desses alunos entrevistados pretendem dar continuidade aos estudos seja qual for o cenário. Outros 37% temem que o vírus possa trazer riscos à continuidade do curso.

Publicidade

"Percebemos que apesar das dificuldades impostas pelo momento, as pessoas têm consciência de que a vida vai continuar", observa Celso Niskier, presidente da ABMES.

Leia mais: EAD ganha impulso com a suspensão das aulas

Publicidade

A Associação também orienta que as instituições de ensino negociem caso a caso com aqueles que estão com dificuldades financeiras para seguir com o curso. "É preciso avaliar o que as univeridades podem fazer pelos alunos como negociar valores, prazos, bolsas, este é o momento de acolher as pessoas."

O estudo ouviu também pessoas que planejam iniciar um curso superior, presencial ou EAD, pelos próximos 12 meses. Apesar da preocupação com a pandemia, 44% dizem que o cenário provocado pela doença tem baixo impacto na decisão de começar uma graduação. Por outro lado, 39% acreditam que as consequências do novo coronavírus podem causar alto impacto na decisão de ingressar em um curso superior. Outros 18% avaliam que o cenário atual deverá causar impacto moderado.

Publicidade

Impacto da Pandemia

Para Daniel Infante, um dos responsáveis pela pesquisa, os estudos ainda são preliminares e a pesquisa deve se repetida nos próximos meses. "O cenário é instável, muita coisa deve mudar nos próximos meses, mas o resultado é positivo, sem dúvida."

"O que sabemos é que o mundo não será o mesmo depois que tudo isso passar e a tecnologia é uma ferramenta que modificou as relações definitivamente", destaca Niskier.

Para Infante, a pandemia é o "empurrão que faltava para impulsionar o uso da tecnologia como ferramenta para a educação", diz. "Acredito que a educação híbrida, com aulas presenciais e o uso da EAD, é um caminho sem volta."

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.