Educação Minha letra é feia, isso pode me atrapalhar no vestibular?

Minha letra é feia, isso pode me atrapalhar no vestibular?

R7 ouviu especialistas para saber se os garranchos podem prejudicar os estudantes nas provas, em especial na redação. Confira

  • Educação | Do R7

redação_educação

redação_educação

Divulgação/ USP Imagens

Ter a letra feia pode diminuir a nota nos vestibulares e até mesmo na redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio)? Para alívio de muitos estudantes a resposta é não. Mas a letra precisa ser legível.

Por letra ilegível entenda "que a grafia dos caracteres, das letras, não está clara", explica a professora de redação do colégio Anglo 21, Andrea Neiva Godoy.

Critério de beleza não entra na avaliação dos corretores de redação, mas é preciso ter cuidado. "Muitas vezes a letra é rendondinha, bonita, mas não dá para saber se a pessoa escreveu a ou o, por exemplo, então, na dúvida, é melhor usar letra bastão (de forma)."

A professora ainda orienta que o estudante marque muito bem as maiúsculas e tome cuidado com os espaços e linhas.

Para o coordenador da Escola Viva, Edmilson de Castro, mesmo quem escreve com a letra bastão deve prestar atenção. "O vestibulando precisa calcular bem o tempo da prova não escrever a redação ou as respostas correndo, a pressão emocional por si só já influencia na letra, se estiver com pressa a tendência é que piore."

Mais do que caprichar na letra, vale a pena treinar. Castro orienta que os alunos escrevam em uma folha pautada. "Vivemos em uma cultura digital e as crianças e adolescentes escrevem cada vez menos, importante que eles treinem a escrita."

Pedir para outra pessoa ler o texto ajuda. Se ela não conseguir compreender, melhor caprichar mais na letra. A postura é outro fator que deve ser levado em conta. Saber segurar a caneta, apoiar o braço e segurar o papel. Pode parecer obvio, mas interefere no resultado. 

"Pode parecer bobagem, mas antes da prova confira se a caneta não está falhando e com qual se adapta melhor para escrever," observa.

Últimas