MP abre espaço para ouvir famílias sobre volta às aulas presenciais
Geduc fará duas reuniões virtuais para compreender o que a população pensa sobre a retomada das atividades escolares em São Paulo
Educação|Karla Dunder, do R7
O Geduc (Grupo de Atuação Especial de Educação) do Ministério Público de São Paulo realiza nesta quarta-feira (26) e na próxima (2 de setembro) reuniões online sobre a retomada das atividades presenciais nas escolas.
"A proposta é abrir um espaço de escuta aos familiares e profissionais da área da Educação, entender a realidade, principalmente das comunidades mais vulneráveis e que não tem acesso à internet", explica o promotor Daniel Serra Azul Guimarães.
Leia mais: As angústias das crianças na volta às aulas em tempos de pandemia
O evento tem o objetivo de compreender as impressões, opiniões, dúvidas, críticas e sugestões da população sobre a volta às aulas presenciais na capital.
Leia mais: Sindicato das escolas de SP entra com recurso por volta às aulas
"Há uma pressão grande de setores econômicos para o retorno, ouvimos especialistas — médicos e pesquisadores — que afirmam não ser um bom momento para a retomada das atividades", diz Guimarães. "Mesmo nas audiências públicas realizada pela Câmara percebemos que as pessoas não foram ouvidas com a devida atenção."
A primeira reunião de escuta, voltada às zonas leste e central da capital paulista, acontece nesta quarta. Já em 2 de setembro a escuta tratará das regiões norte, sul oeste da cidade.
"Estamos preocupados com o prejuízo pedagógico, principalmente porque as crianças estão fora da escola por muito tempo e algumas sem acesso à internet", avalia. "Por outro lado, sabemos que muitas escolas não tem como garantir a segurança sanitária, precisamos entender a realidade da comunidade."
Realizadas pela plataforma Teams, as reuniões estão com inscrições abertas e podem ser realizadas até 28 de agosto (para a reunião de 2 de setembro). No momento da inscrição, os interessados devem fornecer um endereço de e-mail. O link para participação do evento será encaminhado, aos inscritos, na semana da escuta.