Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Educação

'Não é hora de aprender coisas novas': professores dão dicas de revisão para o Enem

O estudante deve aproveitar a reta final para construir o repertório que será usado na elaboração da redação

Educação|Agência Brasil


Faltando menos de um mês para o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o momento agora é de revisar conteúdos, principalmente por meio da realização de provas antigas.

“Não é hora de aprender coisas novas, é hora de revisar assuntos, especialmente fazendo exercícios”, ressalta o professor de língua portuguesa Noslen Borges, que tem seu próprio canal de conteúdo no YouTube.

A resolução de provas antigas ajuda o aluno a identificar os conteúdos sobre os quais ainda tem alguma dúvida, para poder revisar com mais atenção aqueles itens. Mas o principal objetivo, segundo os professores, é praticar o controle do tempo e se acostumar com a estrutura das provas.

Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp


Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp

Compartilhe esta notícia pelo Telegram


“Refazer as provas anteriores com aquele olhar de memorização, de pensar na estrutura da prova. Mais do que as matérias em si, pensar no estilo da questão, na maneira que aborda. Porque o Enem é repetitivo, todo ano a gente tem mais ou menos a mesma coisa”, diz a professora Carol Mendonça, do canal Português para Desesperados.

Ela explica que o exame cobra mais a metodologia de resolução da questão do que o conteúdo em si, principalmente na prova de português.


“Isso é bom e ruim. Você não precisa saber tanto o conteúdo, mas precisa conhecer bem a prova. Então, fazer as questões anteriores é lei para quem estudou e também para quem não estudou nada”, enfatiza Carol, que aconselha refazer, pelo menos, as provas dos últimos três anos

Outra dica é treinar o preenchimento do cartão-resposta, para que o aluno possa identificar se ele se adapta mais ao esquema de preencher cada questão assim que define a resposta ou se é melhor marcar todas as respostas no fim.

“Eu gosto de deixar pelo menos uns 20 minutos para o preenchimento do cartão-resposta. Porque ele é muito grande. Se você erra uma no começo, pode ser que você se embole todo. Então, vale a pena fazer esse exercício, para simular como você se sai melhor.”

No site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais AnísioTeixeira (Inep), estão disponíveis as provas e os gabaritos da aplicação regular, da digital e também as versões da prova em libras e para pessoas privadas de liberdade.

Redação e notícias

Nessa reta final de preparação para o Enem, ainda dá tempo de praticar a redação, considerada fundamental para uma boa classificação no exame. “Tem que fazer pelo menos umas duas redações por semana e dar para algum professor corrigir, para entender onde você pode melhorar”, aconselha Borges. 

A professora de redação Roberta Panza, da plataforma de estudos Descomplica, sugere que os estudantes aproveitem esses últimos dias para reler redações que já fizeram e também trocar textos com colegas. O foco do estudo deve ser para atores sociais como escola, mídia, governo e iniciativa privada.

“Nessa reta final, é o momento de construir repertório. Então, é preciso trabalhar como esses atores sociais são responsáveis por problemas que atravessam os diversos temas que já caíram e que podem cair no Enem”, diz.

Também é importante que os alunos acompanhem de perto os principais acontecimentos no Brasil e no mundo. A prova costuma abordar assuntos da atualidade, tanto em perguntas específicas como em textos que subsidiam as questões e na própria redação.

Por isso, a sugestão dos professores é aproveitar esse período para pôr em dia a leitura de notícias sobre o que aconteceu nos últimos meses. “É bom investir em veículos diferentes, para ver como cada um aborda aquele assunto”, diz o professor Noslen Borges.

Conciliar o estudo com momentos de descanso e lazer também é fundamental neste último mês. “Agora é hora de o aluno entender que a maior parte do trabalho já está ou já deveria estar pronta. Não há grandes milagres que se possa fazer, e manter a cabeça no lugar fará toda a diferença no dia da prova. Portanto, nada de fazer maratonas intermináveis de estudo, que mais cansam do que ajudam”, diz a professora Ávila Oliveira, coordenadora do pré-vestibular Unificado, de Porto Alegre (RS).

Datas e horários

O Enem 2023 será realizado nos dias 5 e 12 de novembro. No primeiro dia de prova, os participantes fazem as questões de linguagens e códigos, ciências humanas e redação. No segundo dia, as de ciências da natureza e matemática.

Nos dois dias, a abertura dos portões será às 12h, e o fechamento, às 13h, pelo horário de Brasília. O início da prova está marcado para 13h30 nos dois dias, mas o horário de término é diferente: no dia 5 de novembro, as provas terminam às 19h e, no dia 12, às 18h30.

Veja mais: Baralho, macetes e musiquinhas: veja 7 dicas para memorizar fórmulas de matemática brincando

...Loading

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.