"Não vi vídeo", diz menino que aprendeu teclado na quarentena

Vinicius Pieri, de 11 anos, tem a arte em sua vida desde muito cedo; conhecimentos sobre violino lhe ajudaram com o novo instrumento musical

Vinicius Pieri tocando teclado em sua casa

Vinicius Pieri tocando teclado em sua casa

Reprodução/Instagram

A arte faz parte da vida de Vinícius Pieri, 11, desde muito cedo. A dança foi a porta de entrada neste universo. "Tudo começou pelo balé, quando eu tinha mais ou menos 5, 6 anos, e aí eu fui para o violino", conta.

Foi também aos 6 anos que ele ganhou seu primeiro teclado. Mas nunca havia tocado no instrumento até o início da quarentena imposta para frear o avanço do novo coronavírus. Sua desenvoltura foi amparada por conhecimentos que já tinha.

"Aí logo no começo eu peguei e tentei tocar no teclado algumas músicas que já sabia no violino", lembra. Os próximos passos foram reproduzir músicas que ele escutava em programas de televisão. "Eu ouvia umas três, quatro vezes e já gravava a melodia. Nunca assisti nenhum vídeo", afirma quando perguntado se procurou aulas online.

Leia também: Contar história estimula a alfabetização na quarentena

Ele só usa a mão direita para dedilhar a maioria das teclas. "Ainda não tenho muita prática", explica enquanto toca uma das músicas em que consegue usar as duas mãos.

Apesar disso, seu repertório já é variado. Inclui desde clássicos como "Hallelujah", dos anos 80, e a marcha nupcial até músicas contemporâneas como "Ouvi dizer", da banda Melim.

Leia também: Período de isolamento aumenta interesse por cursos de inglês

Com apenas uma década de vida completa, o menino, que mora com a mãe no Rio de Janeiro, já acumula uma vasta experiência: além de violinista e bailarino, é ator e dublador. Faz parte do elenco do musical "A Noviça Rebelde", onde interpreta o personagem Kurt von Trapp.

Em seu instagram, Vinícius posta vários vídeos em que mostra um pouco de seu talento em diversos ramos da arte. Elton John e Michael Jackson são seus grandes ídolos. Ele ainda quer aprender a tocar piano e interpretar em novelas. "Eu sempre amei música e atuar. Hoje em dia eu quero muito fazer TV", revela.

Assista ao vídeo de Vinícius tocando teclado: