Novembro: começa corrida por vaga em uma universidade pública
Veja o calendário e orientações para Fuvest, Unesp, Unicamp e Enem, porta de entrada para as principais instituições da país
Educação|Karla Dunder, do R7
O mês de novembro começa nesta segunda (1º) e marca o início da corrida por uma vaga em uma universidade pública no país. Estudantes vão encarar uma verdadeira maratona de provas com os vestibulares para Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Unesp (Universidade Estadual Paulista) e a USP (Universidade de São Paulo), além do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), a principal porta de entrada para as universidade federais do país e aceito por boa parte das instituições privadas.
A Unicamp abre a corrida pelas vagas no próximo domingo (7). A boa notícia é que os candidatos terão uma hora a mais para fazer a prova conforme a Comvest (Comissão Permanente para o Vestibular). O exame começa às 13h e os vestibulandos têm até às 18h para responder a 72 questões de múltipla escolha. O tempo mínimo de permanência em sala é de duas horas.
Leia também
O número de salas de prova foi ampliado para garantir o distanciamento de 1 metro entre os candidatos. Serão utilizadas 1.749 salas para a aplicação da prova da primeira fase.
Os candidatos também deverão levar álcool em gel e máscaras extras, em caso de necessidade de troca no decorrer da prova. Devem levar o original do documento de identidade indicado na inscrição, canetas de cor preta em material transparente, lápis preto e borracha. Será permitido o uso de régua transparente e compasso.
Estão inscritos no processo 63.298 candidatos, que vão concorrer a 2.540 vagas, em 69 cursos de graduação.
Unesp
A Unesp (Universidade Estadual Paulista) realiza a primeira fase do vestibular 2022 nos dias 14 e 15 de novembro, das 14h às 19h. No primeiro dia, domingo, para candidatos de cursos da área de biológicas e segundo dia reservado a vestibulandos das carreiras de exatas e humanidades, além dos treineiros. O calendário da Unesp prevê a aplicação das provas em 35 cidades, sendo 31 no estado de São Paulo.
A segunda fase será aplicada em 19 de dezembro (domingo) para todos os cursos. O resultado final será divulgado em 27 de janeiro de 2022.
Enem
Para os estudantes que fizeram a inscrição no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) no período regular, as provas serão realizadas nos dias 21 e 28 de novembro tanto na versão impressa como digital.
No primeiro domingo, os participantes terão de responder a 45 questões de múltipla escolha de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Educação Física, Artes e Língua Estrangeira), 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias (Filosofia, Geografia, História e Sociologia) e produzir uma redação.
Os portões fecham às 13h e a prova começa pontualmente às 13h30 e termina às 19h — sempre de acordo com o horário de Brasília. A partir das 15h30, o estudante pode deixar o local de prova e quem desejar levar o caderno de questões para casa deve permanecer na sala de prova até às 18h30.
No segundo dia de prova, os participantes deverão responder 90 questões de Matemática e Ciências da Natureza. A prova termina às 18h30.
Para aqueles que se inscreveram no exame após decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), que garantiu a isenção de taxa, as provas serão aplicadas nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022 mesmas datas em que o exame será aplicado para adultos privados de liberdade e jovens cumprindo medida socioeducativa que inclui privação de liberdade (Enem PPL).
A recomendação do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) para os dias de provas é que os participantes usem máscara, álcool em gel e mantenham o distanciamento. Também devem levar documento de identidade original e caneta esferográfica de corpo transparente e tinta preta.
Fuvest
A primeira fase do vestibular mais disputado do país será realizado no dia 12 de dezembro de 2021, e as provas de segunda fase acontecerão entre os dias 16 e 17 de janeiro de 2022.
Os candidatos terão de responder a 90 questões de múltipla escolha em cinco hora de prova na primeira fase. Os portões abrem ao meio-dia e a prova começa às 13h e só pode deixar o local do exame a partir das 17h. No dia 20 de dezembro a Fuvest divulga a lista de convocados para a segunda fase do vestibular.
Como nos demais vestibulares, todos os protocolos sanitários devem ser observados nos dias de prova.
Para o processo seletivo 2022 a USP oferece 8.211 vagas. Desse total, 4.954 vagas destinam-se aos candidatos na modalidade Ampla Concorrência, 2.169 vagas aos egressos de escolas públicas (Modalidade EP) e 1.088 aos participantes pretos, pardos e indígenas egressos de escolas públicas (EP/PPI).