Obmep 2023: 900 mil alunos fazem hoje a segunda etapa da olimpíada nacional de matemática
Maior competição científica do país dará bolsa de R$ 300 aos estudantes da rede pública que ganharem medalha
Educação|Do R7
Cerca de 900 mil estudantes farão neste sábado (7), às 14h30, a segunda fase da 18ª edição da Obmep (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), a maior competição científica do país. Os alunos podem conferir os locais de prova no site oficial.
Realizada pelo Impa (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), a primeira fase teve 18,3 milhões de participantes e foi aplicada em 30 de maio em 55 mil escolas públicas e privadas.
Promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), a competição é destinada a estudantes do 6º ano do fundamental ao 3º ano do ensino médio.
Aos classificados, serão distribuídas 8.450 medalhas nacionais. Desse total, 650 são de ouro, 1.950 de prata e 5.850 de bronze.
A divulgação dos premiados será em 20 de dezembro.
• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo Telegram
Esses alunos serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr., que incentiva o desenvolvimento do conhecimento científico. Os provenientes de escolas públicas recebem ainda uma bolsa de incentivo de R$ 300.
Provas da segunda fase
A segunda fase da olimpíada consiste em uma prova composta de seis questões discursivas, que pode ser feita a lápis ou a caneta, em um prazo de três horas.
Os candidatos devem chegar com pelo menos 30 minutos de antecedência e apresentar um documento de identificação legível e válido — como carteira de identidade, certidão de nascimento ou carteira escolar.
VEJA TAMBÉM: Baralho, macetes e musiquinhas: veja 7 dicas para memorizar fórmulas de matemática brincando