Olimpíada do Conhecimento constrói alicerce para o futuro, diz Dilma
Na abertura da competição, a presidente destacou a importância da educação e da inovação
Educação|Do R7

Em visita à 8ª Olimpíada do Conhecimento na última quarta-feira (3), a presidente Dilma Rousseff destacou a importância da educação e da inovação para o desenvolvimento do país.
— A Olimpíada do Conhecimento é como se a gente abrisse uma cortina e mostrasse o caminho do futuro. Construímos aqui um alicerce para o futuro, disse Dilma em discurso logo após visitar a área do torneio promovido pelo Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industria).
Leia mais sobre Educação no R7
A presidente também disse que o País precisa aumentar investimentos em educação e inovação.
Competição
Durante quatro dias de provas, que ocorrem entre 3 e 6 de setembro, os competidores realizam tarefas semelhantes às que enfrentariam em situações reais do dia a dia do mundo do trabalho.
Este ano é a primeira vez que os alunos do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) participam da Olimpíada. Dos 726 participantes, 597 passaram por cursos de formação inicial e continuada ou técnicos de nível médio oferecidos no escopo do programa pelo Senai, do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e nos Institutos Federais de Tecnologia.
— Fico extremamente realizada que 82% dos participantes sejam do Pronatec, disse a presidente Dilma.
“Tivemos uma parceria com o Sistema S muito bem sucedida, que consiste na junção das estruturas do governo federal, com os institutos federais de educação e ensino tecnológico, e as escolas do Sistema S”, completou.