Pela primeira vez, Unicamp aplicará provas com cores diferentes
Outra mudança é a diminuição de questões de língua portuguesa, que passam de oito para seis questões; as provas serão aplicadas nos dias 11 e 12 de dezembro
Educação|Do R7
A Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) anunciou que pela primeira vez a prova da segunda fase do vestibular será impressa com cores diferentes.
Segundo a comissão, a prova colorida vai permitir que os candidatos tenham uma leitura mais detalhada dos diversos tipos de imagens usadas nas questões, além de maior análise e compreensão nos enunciados.
Leia também
Outra mudança é a diminuição de duas questões da disciplina de língua portuguesa, que passam de oito para seis perguntas, e a transferência das duas questões interdisciplinares do segundo para o primeiro dia de prova.
Aplicação das provas
A segunda fase será realizada nos dias 11 e 12 de dezembro, com duração de cinco horas em cada dia. A segunda fase é formada por questões dissertativas. As provas têm uma parte comum para todos os candidatos e uma parte diversificada, de acordo com a área de conhecimento do curso escolhido na primeira opção (ciências biológicas/saúde, ciências exatas/tecnológicas, ciências humanas/artes).
As provas obedecem à seguinte distribuição no primeiro dia de provas: redação, prova de língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa, prova interdisciplinar em língua inglesa e questões interdisciplinares de ciências da natureza.
No segundo dia de avaliações, o exame será composto de prova de matemática e questões interdisciplinares de ciências humanas, além de provas de conhecimentos específicos, conforme a opção de curso.
No total, 12.708 candidatos foram convocados para a segunda fase. Os locais de prova poderão ser consultados pelos candidatos a partir do dia 3 de dezembro, na página do vestibular Unicamp 2023, no site da Comvest.