Professor bomba no Tik Tok ao ouvir pedidos inusitados de alunos
Rafael Belli conta que solicitações vão desde trabalhos extras, gravações das aulas e até requisições para troca de turma
Educação|Alex Gonçalves, do R7*
O professor universitário, Rafael Belli, ganhou destaque no TikTok ao 'ouvir' os pedidos mais inusitados e sinceros de seus alunos. Os vídeos compartilhados na plataforma viralizaram e despertam, cada vez mais, a curiosidade de quem acompanha as histórias engraçadas.
Os vídeos já ultrapassam 20 milhões de curtidas. “É importante dizer que o humor facilita. Sempre fui um professor aberto para conversar e eu aproveito o momento de criatividade deles”, diz.
Belli conta que algumas situações despertam ainda mais a criatividade dos estudantes como, por exemplo, quando perdem os prazos das atividades propostas. “Eles pedem atividades extras das mais variadas formas, mas me surpreendo mesmo quando eles precisam se ausentar da aula", diz. "Querem que eu grave as aulas e teve até quem cogitou mudar de turma se eu não cedesse." Neste último caso, ele se refere a um dos vídeos publicados de maior sucesso na internet.
Nas imagens, é possível ouvir o relato de uma estudante que nunca participou das aulas às quinta-feiras porque ela viaja para a casa do namorado, que fica em outra cidade. A jovem pede uma ajuda do professor para resolver esse grande problema:
Em outro momento, uma aluna descobre que foi reprovada por não ter entregue a atividade no prazo estipulado. Ela envia uma mensagem de áudio para o professor já no período das férias:
Belli dá aula no formato EAD (Educação a Distância). “No ensino remoto, tenho a chance de ter o aluno mais perto, conseguimos ter uma interação melhor e quando lido com essas falas, percebo um ato de confiança por parte deles. Eles ficam mais a vontade para expor o que sentem e o que estão passando.”
Para manter a atenção de sua audiência, Belli publica trechos da história em dias diferentes, despertando a curiosidade de quem acompanha o perfil. “Acaba sendo um diferencial. As pessoas querem saber como o professor lida com as situações hilárias e também com os momentos delicados, como desabafos e a ansiedades dos jovens”, explica.
Belli se tornou um professor influencer meio por acaso, sem planejamento prévio. “Eu não entendia muito bem, mas a ficha foi caindo quando percebi o aumento do número de seguidores nas minhas redes sociais. Hoje, percebo que isso ajuda na divulgação do meu trabalho e mostra quem sou.”
*Estagiário do R7 sob supervisão de Karla Dunder