Professora que acertou tema da redação do Enem 11 vezes seguidas dá dicas aos estudantes
Raquel Siufi destaca que não basta saber o assunto para conquistar uma boa nota; provas ocorrem nos dias 13 e 20 de novembro
Educação|Alex Gonçalves, do R7*
A professora de redação Raquel Siufi ficou famosa por acertar 11 vezes consecutivas o tema da redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), por meio da interpretação da prova, treino constante e construção de repertório.
Ela explica que não se trata apenas de um processo de adivinhação, existe muito trabalho por trás. "É uma ilusão pensar que acertar o tema é garantia de ir bem na redação", avalia.
A prova do Enem pode causar pavor em muitos estudantes. "Não é uma prova difícil de ser feita, mas a redação é um ponto fraco de muitos adolescentes, porque eles leem menos, apesar de escreverem mais por conta das redes sociais."
E por lerem menos, os mais jovens têm menor repertório argumentativo para produzir o texto.
Leia também
Para que o estudante consiga ter um bom desempenho no Enem é preciso entender como funciona a prova, avalia a professora. "O Enem trabalha com um recorte temático. Em 2015, por exemplo, o tema foi: a persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira. Nesse caso, o tema da dissertação pedia que o estudante argumentasse além da violência, como foco sobre as leis existentes, como, por exemplo, a Lei Maria da Penha. Nem sempre acertar o tema é garantia de sucesso", comenta.
Outro ponto para que o candidato apresente um bom texto é estar atento às cinco competências cobradas no Enem: domínio linguístico, compreensão do tema proposto, desenvolvimento das ideias, coesão e proposta de intervenção. "Conheça e entenda o problema apresentado, saiba quais são as razões e consequências do problema a ser solucionado e apresente intervenções com detalhes", diz a professora.
Para a edição de 2022, a professora aposta nos seguintes temas de redação:
- A importância da educação financeira nas escolas;
- O voto como ferramenta de transformação social;
- Os desafios do sistema carcerário brasileiro;
- Educação sexual e combate às doenças sexualmente transmissíveis;
- Preservação do patrimônio histórico brasileiro;
- A valorização das profissões do futuro;
- Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas).
As provas do exame nacional ocorrem nos dias 13 e 20 de novembro em todo o país.
*Estagiário do R7 sob supervisão de Karla Dunder