Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Professoras usam fantoches para ensinar durante a pandemia

Bonecos apresentam, para as crianças do 2º ano do ensino fundamental, as famosas letras cursivas e conteúdo de matemática

Educação|Karla Dunder, do R7

Bonecos auxiliam crianças no processo de aprendizado da letra cursiva
Bonecos auxiliam crianças no processo de aprendizado da letra cursiva Bonecos auxiliam crianças no processo de aprendizado da letra cursiva

As professoras Regina Balderrama e Luciana Facincani se viram diante de um desafio neste período de pandemia: como ensinar aos alunos do 2º ano do ensino fundamental da letra cursiva? 

Leia mais: Pais contam como dão mais valor a professores dos filhos no isolamento

"Normalmente começamos a ensinar a letra para as crianças em abril, com a quarentena, decidimos atrasar esse processo", conta Regina. "Mas chegou em um momento que não teria como postergar."

Aprender a letra cursiva é um marco no processo de alfabetização. "As crianças e as famílias ficam na expectativa e é um processo que costumamos trabalhar em etapas: as crianças fazem o movimento no ar, depois na mesa e quando os alunos têm dificuldade, pegamos na mão da criança", explica Luciana.

Publicidade

Leia mais: Professores falam de suas angústias nesse período de quarentena

Como resolver essa questão nas aulas online? A solução encontrada pelas professoras foi usar fantoches para começar a falar do assunto. "Uma forma lúdica de apresentar as letras, as crianças ficam na expectativa para assistir o vídeo, ouvir as histórias e prestam mais atenção na explicação", avalia Regina.

Publicidade
Fantoches tornam o aprendizado na pandemia mais divertido
Fantoches tornam o aprendizado na pandemia mais divertido Fantoches tornam o aprendizado na pandemia mais divertido

As professoras também usaram a criatividade para gravar os vídeos. Foram elas que criaram os roteiros e contaram com apoio da família para gravar e editar conteúdo. São cinco módulos que são apresentandos nas aulas online e a gravação fica disponível na plataforma usada pelo colégio, o Arquidiocesano, em São Paulo.

Os fantoches servem como uma espécie de apresentadores de cada atividade e mexem com o imaginário das crianças. Já era usado para apresentar conteúdos nas aulas de matemática.

Publicidade

"Temos acompanhado atividades que os alunos enviam e também conversamos com os pais, que retornam dizendo que as crianças amam as histórias, ficam esperando o momento da aula para ver os bonecos", conta Luciana.

Com a resposta das crianças, as bonecas devem ficar para novas aventuras de aprendizado.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.