Educação Programa permite parcelar e liquidar dívida do Fies sem juros

Programa permite parcelar e liquidar dívida do Fies sem juros

Estudantes interessados em quitar a dívida podem conferir as formas possíveis de pagamento e os descontos em resolução publicada no DOU

  • Educação | Do R7

Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Estudantes que usam o Fies (Financiamento Estudantil) poderão parcelar e liquidar a dívida sem juros. A resolução foi publicada nesta quinta-feira (22) no Diário Oficial da União. O desconto se refere aos juros, não ao valor da dívida.

De acordo com a resolução, os estudantes que quiserem pagar a dívida sem juros podem fazer "em parcela única, do débito vencido ou saldo devedor total, com redução de 100% (cem por cento) dos encargos moratórios, desde que o financiado formalize a adesão ao Programa e efetue o pagamento até o dia 31 de dezembro de 2020".

Caso queira parcelar o saldo devedor, poderá fazer o valor total em até 4 parcelas semestrais até 31 de dezembro de 2022 e o vencimento da primeira parcela em 31 de março de 2021, com redução de 60% dos juros.

A resolução também destaca as regras para o parcelamento do saldo devedor total e o percentual de desconto dos juros. 

Em julho, o governo assinou uma lei que que suspende até 31 de dezembro os pagamentos das parcelas do Fies para os estudantes que estavam com o pagamento em dia em 20 de março de 2020 ou com parcelas em atraso de no máximo 180 dias.

Últimas