Programa permite parcelar e liquidar dívida do Fies sem juros
Estudantes interessados em quitar a dívida podem conferir as formas possíveis de pagamento e os descontos em resolução publicada no DOU
Educação|Do R7
Estudantes que usam o Fies (Financiamento Estudantil) poderão parcelar e liquidar a dívida sem juros. A resolução foi publicada nesta quinta-feira (22) no Diário Oficial da União. O desconto se refere aos juros, não ao valor da dívida.
De acordo com a resolução, os estudantes que quiserem pagar a dívida sem juros podem fazer "em parcela única, do débito vencido ou saldo devedor total, com redução de 100% (cem por cento) dos encargos moratórios, desde que o financiado formalize a adesão ao Programa e efetue o pagamento até o dia 31 de dezembro de 2020".
Caso queira parcelar o saldo devedor, poderá fazer o valor total em até 4 parcelas semestrais até 31 de dezembro de 2022 e o vencimento da primeira parcela em 31 de março de 2021, com redução de 60% dos juros.
A resolução também destaca as regras para o parcelamento do saldo devedor total e o percentual de desconto dos juros.
Em julho, o governo assinou uma lei que que suspende até 31 de dezembro os pagamentos das parcelas do Fies para os estudantes que estavam com o pagamento em dia em 20 de março de 2020 ou com parcelas em atraso de no máximo 180 dias.