Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Educação
Publicidade

Programas oferecem cursos gratuitos de capacitação a jovens e adultos em São Paulo

Interessados podem participar de aulas no formato presencial e também online na capital, região metropolitana e Vale do Ribeira

Educação|Do R7


Cursos gratuitos são ofertados por iniciativas no estado de São Paulo
Cursos gratuitos são ofertados por iniciativas no estado de São Paulo

Iniciativas no estado de São Paulo oferecem cursos gratuitos para qualificação profissional de jovens e adultos. Interessados terão oportunidade de realizar as aulas no formato presencial ou online, de acordo com o tipo de curso escolhido. 

As Fábricas de Cultura localizadas nas zonas norte e sul da capital, Osasco, Diadema e Iguape estão com mais de 7.000 vagas abertas para cursos gratuitos de artes e tecnologia. Para se inscrever, é necessário apresentar RG ou documento com foto do responsável (no caso de menores de idade); RG ou certidão de nascimento do aprendiz; e comprovante de residência atual. As inscrições podem ser feitas nas unidades ou no site das Fábricas de Cultura.

Leia também

Ao todo, 326 opções de cursos estão distribuídas nas unidades dos bairros Brasilândia, Jaçanã, Vila Nova Cachoeirinha, Capão Redondo, Jardim São Luís e região metropolitana, além do Vale do Ribeira. As formações são abertas para todos os públicos e se iniciam a partir do dia 9 de agosto. 

As inscrições ficam abertas até 45 dias após o início das aulas, desde que haja disponibilidade de vagas no curso pretendido. Os materiais necessários para as atividades presenciais, como instrumentos musicais, itens de papelaria e máquinas fotográficas, serão oferecidos para o uso na unidade gratuitamente. Nas atividades online, os itens serão adaptados para materiais disponíveis em casa. A plataforma utilizada para a aula será escolhida em comum acordo entre arte-educadores e aprendizes.

Publicidade

Serviço:

Fábrica de Cultura Jardim São Luís: rua Antônio Ramos Rosa, 651. Telefone: (11) 5510-5530.

Publicidade

Cursos: cinema e audiovisual, ateliê de multimeios, produção e elaboração de projetos culturais.

Fábrica de Cultura Capão Redondo: rua Bacia de São Francisco, s/nº. Telefone: (11) 5822-5240.

Publicidade

Cursos: roteiro para série e web série, produção musical: criação de beats.

Fábrica de Cultura Diadema: rua Vereador Gustavo Sonnewend Netto, 135. Telefone: (11) 4061-3180.

Cursos: tecnologia e realidade virtual, dança para crianças.

Fábrica de Cultura Brasilândia: avenida General Penha Brasil, 2508. Telefone: (11) 3859-2300.

Cursos: foto e vídeo, escrita criativa para slam e sarau.

Fábrica de Cultura Jaçanã: Entrada 1: rua Raimundo Eduardo da Silva, 138. Entrada 2: rua Albuquerque de Almeida, 360. Telefone: (11) 2249-8010.

Cursos: acrobacia, malabarismo, equilibrismo, aéreo e palhaço; orquestra de cordas dedilhadas.

Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoerinha: rua Franklin do Amaral, 1575. Telefone: (11) 2233-9270.

Cursos: artes urbanas/grafite, criação de games.

Fábrica de Cultura Osasco: rua Santa Rita, s/nº, Jardim Rochdale, Osasco (SP). Tel: (11) 3689-7600.

Cursos: ateliê, robótica para iniciantes e capoeira.

Fábrica de Cultura Iguape: praça Engenheiro Greenhalgh, 1, Centro Histórico, Iguape (SP). Tel: (13) 3848-9300.

Cursos: iniciação em pintura e robótica.

30 mil vagas em cursos de qualificação profissional

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, está com inscrições abertas para mais de 30 mil vagas em cursos de qualificação profissional do programa Novotec Expresso em todas as regiões do estado.

Os estudantes matriculados no ensino médio da rede estadual terão direito a um auxílio de até R$ 600, divididos em quatro parcelas mensais, ao longo do curso. Para se inscreverem, os interessados devem acessar o site, realizar um cadastro e selecionar o município para verificar quais cursos estão disponíveis. As inscrições vão até o dia 15 de agosto, e o início das aulas está previsto para ocorrer entre os dias 1º e 17 de setembro.

Para receberem a bolsa, os jovens elegíveis deverão ter 75% de frequência no curso e não podem ser beneficiários de seguro-desemprego. No caso dos estudantes de 14 e 15 anos, a renda familiar deverá ser de até três salários mínimos, e o pagamento da bolsa será feito para o responsável legal indicado nos dados escolares.

O pagamento de até quatro parcelas de R$ 150 será iniciado no mês subsequente ao do início das aulas, por meio do programa Bolsa do Povo, com cartão magnético do Bolsa do Povo.

As 37 opções de cursos têm duração de 120 horas e poderão ser realizadas ao longo de quatro meses nos formatos presencial e online. As aulas online são feitas ao vivo, por meio de plataformas digitais, e os encontros presenciais, na unidade de ensino escolhida durante a inscrição.

Serviço:

Programa Novotec Expresso.

Inscrições até o dia 15 de agosto no site.

Cursos disponibilizados: tecnologia e eletricidade automotiva, agente cultural, ajudante de logística, assistente financeiro, auxiliar de vendas, comunicação e projeto de vida para o mercado de trabalho, Excel aplicado à área administrativa, gestão de pequenos negócios, gestão de projetos sociais, marketing digital e vendas em redes sociais, Office 2019, rotinas de recursos humanos, técnicas de atendimento, edição de vídeo para YouTube, introdução à animação digital, Photoshop e CorelDraw, introdução à jardinagem, paisagismo, atendente de farmácia, administração de redes Linux, administração de redes Windows, aprenda a programar em C#, auxiliar de projetos gráficos, computação em nuvem, criação de aplicativos, criação de sites com marketing digital, criação de sites e plataformas digitais, desenho no AutoCAD, desenvolvimento de ecommerce, desenvolvimento de software para web e celular, design de plataformas digitais e experiência do usuário, introdução a banco de dados, introdução à robótica utilizando arduíno, introdução ao desenvolvimento em Java, jogos digitais, programação básica para Android e segurança cibernética fundamental.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.