Projeto da USP busca mentores para ajudar meninas na tecnologia
Iniciativa tem como objetivo auxiliar no desenvolvimento dos projetos das participantes, que deverão criar aplicativo
Educação|Do R7
Um projeto desenvolvido por alunas do ICMC (Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação) da USP (Universidade de São Paulo), em São Carlos (SP), procura mentores e mentoras com experiência em tecnologia para auxiliar meninas a debravar as áreas de computação e empreendedorismo, criando um aplicativo.
O projeto, chamado Technovation Summer School for Girls, é organizado pelo Grace (Grupo de Alunas de Ciências Exatas) do ICMC.
A iniciativa busca mentores que tenham disponibilidade para ajudar no desenvolvimento dos projetos das participantes, que serão desafiadas a criar um aplicativo. É recomendado que eles tenham experiência na área de tecnologia. Os interessados podem preencher o formulário online até o dia 25 de janeiro de 2022.
Leia também
O objetivo é mostrar às adolescentes que elas têm tanta capacidade quanto os meninos para atuar na área de ciências exatas, ressaltando que a computação não é algo restrito ao mundo masculino. A escola de verão ocorrerá de fevereiro a abril, é totalmente online e gratuita e dará a garotas com idade entre 8 e 18 anos a oportunidade de adquirirem novos conhecimentos nas áreas de computação e empreendedorismo.
Os estudantes de graduação e de pós-graduação, professores e profissionais do mercado de áreas como tecnologia, engenharia, negócios, comunicação e empreendedorismo também podem contribuir com a edição do projeto e auxiliar as participantes a aprimorar ideias.
Para se tornar mentor ou mentora é preciso ter mais de 18 anos e disponibilidade para acompanhar, de forma remota, o trabalho de uma das equipes formadas durante o evento. A comunicação se dará via aplicativos de mensagens e por meio de reuniões online, conforme a necessidade de cada grupo. Os mentores também precisam participar dos encontros virtuais.