ProUni, Fies e Sisu: entenda as diferenças entre as três ‘portas de entrada’ para o ensino superior
Professor Erik Anderson comenta os programas e as mudanças que eles trazem para a economia e a educação
Educação|Do R7, com RECORD NEWS
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
Os resultados da primeira chamada do ProUni (Programa Universidade para Todos) foram divulgados e os candidatos já podem conferir a relação dos pré-aprovados no site do programa. Nessa edição, são mais de 594 mil bolsas de estudo disponibilizadas pelo projeto, que é uma das três principais “portas de entrada” para o ensino superior por meio do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), como aponta o professor especialista em legislação educacional e inspeção escolar Erik Anderson.
“A primeira é o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que dá acesso às universidades públicas. Depois temos o ProUni, que dá acesso a universidades privadas por meio de uma bolsa que pode ser integral ou parcial, dependendo da renda do postulante. E aí temos o Fundo de Financiamento Estudantil, que é o Fies, em que depois que o estudante cursa a graduação, ele precisa realizar o pagamento daquele ‘empréstimo’ que o governo fez para quitar a mensalidade ao longo da formação”, explica o professor no Conexão Record News desta terça (3).
Anderson destaca a importância do ProUni em corrigir desigualdades socioeducacionais e garantir uma maior inclusão no mercado de trabalho com a garantia de um ensino melhor para os participantes que não possuem condições monetárias. “É garantir que os estudantes que concluíram a educação básica e têm uma baixa renda possam acessar o ensino superior”.
Além da importância na democratização do ensino, o entrevistado afirma que o programa também leva ao aumento de renda dos participantes, uma vez que com o acesso ao ensino superior completo, os candidatos encontrarão melhores oportunidades no mercado de trabalho. “Isso tem uma repercussão no IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e tem repercussão nos indicadores socioeconômicos do Brasil e de todas as unidades da federação”, comemora o professor.
Análises, entrevistas e as notícias do Brasil e do mundo estão na RECORD NEWS. Acesse o site aqui e confira os principais conteúdos em texto e vídeo!










