Prova da Unicamp foi de fácil a média, dizem professores
O exame foi realizado neste domingo (23) e aplicado a 70 mil candidatos em 21 cidades
Educação|Do R7
Professores de cursinhos consultados pela reportagem* consideraram a primeira fase do vestibular 2015 da Unicamp (Universidade Estadual de São Paulo) com dificuldade entre fácil e média. A prova foi realizada neste domingo (23), e mais de 70 mil inscritos participaram.
Esta edição marcou a estreia de um novo modelo de vestibular: o número de questões passou de 48 para 90, a redação ficou para a segunda fase e os itens apresentavam apenas quatro alternativas, e não mais cinco.
Para o coordenador do Cursinho Etapa, Marcelo Dias Carvalho, as mudanças não alteraram muito o estilo da prova.
— Não mudou o tipo de abordagem. Em português, por exemplo, manteve a cobrança de literatura e a ausência de gramática, o que já se praticava.
A professora Vera Antunes, do Objetivo, chama atenção para a exigência das obras contidas na lista de livros obrigatórios.
— Houve uma questão que usava um poema do Drummond e pedia para que o aluno associasse a outras obras da lista. O participante precisava ter conhecimento, mas a prova exigiu de uma forma simples e direta.
Mais de 6 mil estudantes deixam de fazer primeira fase do vestibular 2015 da Unicamp
Gabarito da primeira fase do vestibular 2015 da Unicamp será divulgado na próxima quarta-feira
Até o ano anterior, os conteúdos de português e inglês só eram exigidos na segunda fase. "O inglês foi uma novidade nesta primeira fase, mas a prova procurou fazer pontes, que valoriza o aluno. Exigiu-se aquele inglês mais instrumental", explica Célio Tasinafo, da Oficina do Estudante. Segundo ele, essa primeira fase pode ser considerada de nível médio, mas "vai conseguir selecionar os alunos para a segunda fase."
Na opinião geral dos professores, a prova também não foi trabalhosa. "O aluno pôde pensar sobre as questões por causa dos textos curtos", ressalta Tasinafo.
O coordenador do Anglo, Luis Arruda, afirma que o fato de ter uma alternativa a menos entre as respostas facilita para os alunos.
— É 20% a menos para ler e uma alternativa a menos a eliminar no caso de dúvida.
A segunda fase ocorre entre os dias 11 e 13 de janeiro de 2015. A lista de convocados será divulgada no dia 15 de dezembro.
*As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.