Prova do Enem começa a ser aplicada em 16.071 escolas
Candidatos têm mais de 4h para concluir provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza
Educação|Do R7

Após o fechamento dos portões às 13h, os 16.071 locais de prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2016 começaram a realizar neste sábado (5) os testes de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
Os mais de 8 milhões de estudantes inscritos no Enem têm 4 horas e 30 minutos para realizar o exame deste sábado. Amanhã, será a vez das provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias, em 5 horas e 30 minutos de exame.
O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) afirma que os sabatistas, pessoas de convicção religiosa que guarda o sábado, já estão em seus locais de aplicação e esperam, em salas específicas, o início de suas provas, às 19h (horário de Brasília). Para os inscritos nos estados de Roraima, Rondônia, Amazonas, Acre, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, o teste terá início às 19h, em horário local.
Os cerca de 271 mil alunos que tiveram o exame adiado por causa da ocupação das escolas farão a prova nos dias 3 e 4 de dezembro (sábado e domingo) — o MEC cancelou a aplicação da prova em 405 locais. Já o exame para pessoas privadas de liberdade e jovens sob medida socioeducativa foi remarcado para 13 e 14 de dezembro (terça e quarta-feira).
Enem será aplicado em três datas diferentes
O MEC informa que ainda poderá adiar o Enem para mais estudantes caso haja risco aos participantes ou alguma situação que atrapalhe a aplicação das provas neste fim de semana.
De acordo com o último balanço do Inep, o processo de aplicação das provas transcorre com tranquilidade e normalidade. O Instituto afirma que as provas já foram distribuídas e estão nos locais de aplicação em segurança e com monitoramento da Polícia Federal.
O Inep relata ainda que desde o início da manhã a equipe técnica, parceiros e todos os órgãos de segurança, com o acompanhamento do ministro da Educação, Mendonça Filho, e da presidente do Inep, Maria Inês Fini, estão de plantão, monitorando a realização do Enem em todo o País.














