Educação Prova para quem busca um diploma será realizada neste domingo

Prova para quem busca um diploma será realizada neste domingo

Encceja será aplicado em dois turnos em todo o país. São quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha e redação

Encceja será realizado no domingo

Provas serão realizadas neste domingo (25) em todo o país

Provas serão realizadas neste domingo (25) em todo o país

Divulgação MEC

Para os estudantes que não concluíram o ensino fundamental ou médio e buscam um certificado ou diploma devem fazer a prova do Encceja, que é a sigla utilizada para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, que será aplicado em todo o país neste domingo (25).

Leia mais: Encceja: candidatos podem ligar para 0800 para saber local da prova

As provas serão aplicadas no turno da manhã, das 9h às 13h, e, no turno da tarde, das 15h30 às 20h30. Os participantes com atendimento especializado terão 60 minutos a mais para terminar o exame em cada turno. Os portões são abertos com uma hora de antecedência e fechados 15 minutos antes do início da aplicação do exame.

Leia mais: Encceja será no domingo; veja como consultar locais de prova

Ao longo do dia, o exame será aplicado em 611 municípios. Em cada nível de ensino, são quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha e uma redação. Pela manhã, serão aplicadas as provas de ciências naturais e matemática, para o ensino fundamental; e ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias, para o ensino médio.

À tarde, os participantes farão provas de língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física, história e geografia, e redação para o Ensino Fundamental; e linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias, para o ensino médio.

Para entrar nos locais de provas, o participante deve levar documento original oficial com foto de acordo com os permitidos pelo edital. Cópias, mesmo autenticadas, não serão aceitas. Documentos eletrônicos não valem para o Encceja, como prevê o edital. Quem teve o documento perdido, roubado ou furtado, deve apresentar o Boletim de Ocorrência, expedido por órgão policial há, no máximo, 90 dias anteriores ao dia do exame.

Em caso de dificuldade para acessar a página para consultar os locais de prova, os participantes devem ligar para o número 0800 616161.

Quem pode fazer Encceja?

Podem se inscrever para a prova do Encceja qualquer pessoa que estejam dentro dos seguintes critérios:

- Para obter diploma de Ensino Fundamental: ter, no mínimo, 15 anos completos na data de realização do Exame.

- Para obter diploma de Ensino Médio: ter, no mínimo, 18 anos completos na data de realização do Exame.