Redação do Enem: educador aponta possível tema; veja qual
Especialista ainda dá dicas de preparação e sugere aplicativo lançado pelo governo em que estudantes podem fazer simulados
Educação|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
O Enem está batendo na porta dos estudantes e, neste domingo (9), será o primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio, que abordará matérias relacionadas a temas como linguagens e ciências humanas em 90 questões objetivas, além da temida redação.
“É muito importante que o estudante esteja preparado não só cognitivamente, mas do ponto de vista emocional e na gestão de tempo, afinal de contas é uma maratona de questões”, explica o professor Erik Anderson em entrevista ao Conexão Record News, enfatizando a necessidade da calma na hora da realização do exame.

O docente, especialista em legislação educacional e inspeção escolar, ainda ressaltou que o governo lançou, recentemente, um aplicativo de acesso gratuito, disponível a todos que se inscreveram no Enem, onde os estudantes podem testar seus conhecimentos. A ferramenta contém simulados com questões de provas anteriores e permite fazer uma redação manualmente. Depois de escrevê-la, o aluno tira uma foto e o texto é analisado por uma inteligência artificial.
Sobre o tema da redação, Anderson traz dicas importantes. “Na hora que for pesquisar um levantamento de temas, não olhar apenas para as edições do Enem, olhem também os exames que o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) aplica. E aí entra uma coisa muito importante, os chamados eixos temáticos. [...] Na hora que for observar o levantamento de temas, agrupem eles pelos eixos temáticos’, sugere.
Mas, afinal, qual deve ser o tema deste ano? Anderson remonta às provas das últimas duas décadas para chegar a um palpite:
“Em 2004 caiu o tema ligado à liberdade de informação. Sete anos depois, em 2011, o tema foi viver em rede no século 21 e os limites entre o público e o privado, era a questão das redes sociais. Está dentro do eixo temático tecnologia e comunicação. Sete anos depois, em 2018, o Inep traz a questão do controle do comportamento dos usuários, a manipulação do comportamento dos usuários pelo controle de dados da internet [...] E sete anos depois, estamos em 2025. Então, fazendo de sete em sete anos, tem sempre aparecido a questão do eixo tecnologia e comunicação. E se eu fosse dar um palpite seria na área de inclusão digital o tema da redação”.
O exame começará às 13h30 no horário de Brasília, exceto para os estados que tenham fuso horário, como no Acre, onde será aplicado às 11h30.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!
