Logo R7.com
RecordPlus
Educação

‘Repertório de bolso’: mecanização de citações pode reduzir nota de candidato na redação do Enem

Alunos que apostarem na utilização de tal recurso no novo modelo do exame podem ser penalizados na nota da segunda competência

Educação|Do R7

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • O Inep divulgou a cartilha da redação do Enem 2025.
  • Alunos devem evitar o uso do "repertório de bolso", que são citações comuns sem relação com o tema.
  • A nova avaliação penalizará quem não demonstrar pertinência nas citações e argumentação.
  • Respeitar os direitos humanos é crucial; desrespeitos resultam em nota zero na competência 5.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Alunos que utilizarem frases que não se relacionam ao tema proposto na redação serão penalizados Reprodução/ Record News - 03.10.2025

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgou, nesta sexta-feira (3), a cartilha da redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2025. O órgão fez um alerta para os estudantes sobre o “repertório de bolso” — frases e citações comuns de serem utilizadas nos textos e que, muitas vezes, não se relacionam ao tema proposto na redação.

Em entrevista ao Conexão Record News, Erik Anderson, professor especialista em legislação educacional e inspeção escolar, explica que os alunos que apostarem na utilização de tal recurso no novo modelo do exame podem ser penalizados na nota da segunda competência — que avalia os recursos aplicados na argumentação do texto. Ele ressalta que a intenção é evitar um uso mecanizado das referências culturais e incentivar uma abordagem mais crítica e pertinente.


“Criou-se aquela cultura de que bastava citar um autor e a partir daí ter uma nota expressiva na competência 2. Agora, o Inep está dizendo que não. Você precisa citar essa sua citação, precisa ter relação com a sua argumentação com o tema. Você deve demonstrar pertinência, legitimidade e produtividade, senão de nada vai adiantar você citar se isso não tem relação com a abordagem argumentativa que você fez no texto”, completa.

Outros pontos que merecem atenção redobrada, segundo Anderson, é a utilização correta das regras gramaticais, evitando jargões das redes sociais e aplicando a norma culta na produção, e a coesão textual. O especialista também destaca a importância de respeitar o contexto social.


“Quem desrespeita os direitos humanos toma zero automaticamente na competência 5 na redação do Enem. Então, essa diversidade de competências dá ao avaliador um bom painel de possibilidades para ele avaliar as habilidades de escrita do estudante, sejam elas habilidades cognitivas, habilidades sociais e as habilidades gramaticais”, finaliza.

O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.