Logo R7.com
RecordPlus
Educação

Reta final do Enem: saiba como se sair bem na prova de biologia, física e química

Na próxima sexta-feira (23), o Portal R7 transmite aulão de revisão para exame, a partir das 9h

Educação|Do R7

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window
Questões genéticas devem cair no exame deste fim de semana
Questões genéticas devem cair no exame deste fim de semana

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) acontece neste fim de semana, dias 24 e 25 de outubro. Para contribuir com a preparação dos candidatos, o O R7 conversou com o professor de física Osvaldo Govone, do Sistema COC de Ensino, para identificar os temas que devem cair na prova de ciências da natureza.

A prova de ciências da natureza envolve três matérias: biologia, química e física. De acordo com o docente, de maneira geral, os prováveis temas que devem cair no exame são tabelas, gráficos, questões relacionadas à preservação do meio ambiente e fontes de energias renováveis e não renováveis. Outro tema que com certeza deve cair, segundo Govone, é transformações energéticas — uma vez que a área é bastante discutida por todas as instâncias do País.


O professor afirma que o exame não é de fazer muitas pegadinhas, mas que a atenção do candidato na hora de ver valores deve ser redobrada.

— O aluno tem que ficar atento ao ver tabelas, gráficos, conferir as unidades se está adequada ou se há necessidade de transformação.


Govone acredita que o aluno deve separar cerca de três minutos para cada questão. Ele afirma também que o aluno deve realizar os exercícios os quais possui mais domínio — o que faz com que o aluno ganhe confiança e possa crescer na prova.

O docente acrescenta que se o candidato sentir muito cansaço, uma vez que a prova tem duração de 4 horas e 30 minutos, é para parar de realizar exercícios e transferir os já feitos para a folha de resposta, fazendo com que quebre um pouco a tensão e, só depois, voltar para a execução das demais questões.


- Biologia

Govone alerta os temas que devem cair na parte de biologia do exame: qualidade de vida dos seres humanos, origem da vida, as teorias de evolução — adaptação do ser humano e de outros seres vivos, parte genética — noção, como se dá o processo, caráter dominante e recessivo.


- Química

Questões relacionadas ao equilíbrio químico, reações e índices de concentração — PH (ácido e básico) deve cair no exame. Outros temas que podem ser questionados aos candidatos neste fim de semana são sobre combustíveis — uso, tipos, se polui ou não o meio ambiente.

- Física

Exercícios sobre o conceito de calor, de que forma se transmitem, as trocas existentes deve cair no exame. Circuito elétrico — aparelhos ligados, como são unidos e os ciclos existentes —, luz, ondas — ciclo, audível, eletromagnética e aparelhos que utilizam ondas — devem ser temas questionados pelo Enem.

O professor acrescenta que a questão ligada à potência elétrica relacionada ao consumo de energia deve cair com certeza no exame, uma vez que o assunto é bem quente, por causa de todo o aumento nas contas de energia no País. 

- Aulão

Na próxima sexta-feira (23), véspera do exame, o QG do Enem irá realizar um aulão, ao vivo, com duração de seis horasde revisão para a prova. A superaula começa com uma aula de redação e atualidades para o Enem, a partir das 9h, aqui no Portal R7.

Leia mais notícias sobre R7 Educação

Experimente: todos os programas da Record na íntegra no R7 Play

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.