Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Educação

Saiba como são as provas da segunda fase da Unicamp e confira as dicas dos professores

Estudantes vão encarar maratona de provas dissertativas e deverão produzir uma redação em dois dias de exames

Educação|Karla Dunder, do R7

Redação é o principal desafio para a maioria dos candidatos
Redação é o principal desafio para a maioria dos candidatos

A segunda fase dovestibular da Unicamp (Universidade Estadual Paulista) será realizada no próximo domingo (11) e na segunda-feira (12). O R7 ouviu professores que explicam quais são as principais características da prova e dão dicas para tirar o exame de letra.

O primeiro ponto é entender que as provas são dissertativas e realizadas em dois dias. No primeiro dia, as provas são comuns a todos os candidatos, com uma redação, questões de língua portuguesa e questões interdisciplinares. Já no segundo dia, além de perguntas de matemática, comuns a todos, os estudantes deverão responder a questões de áreas de conhecimento específico. 

Como explica Claudio Falcão, diretor do Sistema de Ensino pH, a segunda fase da Unicamp é criativa, sofisticada e analítica. "Os candidatos podem esperar uma prova desafiadora. Ela indica o tipo de aluno que a universidade deseja: alguém bem informado, com capacidade crítica, atento às questões sociais, que valoriza a ciência."

Leia também

Falcão também afirma que a prova costuma usar uma ampla variedade de fontes e exige do candidato uma postura analítica. Há textos científicos, literários, poemas, músicas, pinturas, esculturas, charges, mapas, gráficos, tabelas. O exame cobra conteúdo tradicional e exige o domínio de habilidades. É uma avaliação completa.


"Duas coisas a que o estudante deve ficar atento ao fazer a prova da Unicamp: a primeira delas é o comando (caracterize, descreva, explique, relacione). É fundamental que o estudante entenda as diferenças entre esses comandos e responda exatamente o que é pedido", alerta Heitor Ribeiro, coordenador do Curso Anglo. "Se pediu para explicar e o candidato só citou, está errado, incompleto."

Ribeiro também chama atenção para o uso correto do espaço das respostas. "Não adianta escrever além daquele quadrado. O examinador só vai ler o que está ali, não terá acesso às margens."


O estudante deve respontes às questões de forma clara e objetiva. Não é necessário escrever muito para parecer que a resposta está mais completa; o importante é seguir os comandos dados nas questões.

"Uma dica: a questão dissertativa não é uma minirredação. A ideia é que o espaço de rascunho seja usado para colocar palavras-chave, anotar ideias, contas, mas não deve estruturar uma minirredação para passar a limpo. Se o candidato tentar fazer isso, vai perceber que não vai ter tempo para terminar o exame", afirma Ribeiro.


Como fazer uma redação nota 10?

O aluno será avaliado com base em três critérios: o gênero textual, o propósito e a interlocução. Como nas questões dissertativas, o candidato deve entender a proposta e respeitar as características do gênero.

"Muitos estudantes têm dificuldade em fazer a redação da Unicamp pelo formato. Ela cobra textos de gêneros diversos, o que é difícil para aqueles que estão mais acostumados a fazer textos dissertativos. A ideia de fazer uma redação no modelo carta, blog ou texto jornalístico pode deixar o candidato inseguro", diz Ribeiro. "O ideal é fazer redações de anos anteriores para entender como a prova é cobrada. Se tiver mais familiaridade com os temas do que foi pedido anteriormente, vai ter mais facilidade e segurança para redigir a redação."

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.