Saiba o passo a passo para se inscrever no Prouni 2022
Programa oferece acesso ao ensino superior com bolsas de estudo integrais e parciais; inscrições terminam na sexta-feira (25) no site
Educação|Do R7
As inscrições do Prouni (Programa Universidade para Todos) abrem nesta terça-feira (22) e seguem até a próxima sexta-feira (25) no site do programa. O Prouni oferece acesso ao ensino superior com bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições particulares
Confira o passo a passo para fazer a inscrição no Prouni:
Leia também
1. Acesse a página do Prouni e clique em "Fazer Inscrição". Ao iniciar a inscrição, o candidato será direcionado para a página do GOV.BR, onde deverá efetuar seu cadastro preenchendo todas as informações solicitadas. Caso o candidato já possua cadastro, é só digitar CPF e senha.
2. Ao efetuar a inscrição, o candidato escolhe, em ordem de preferência, até duas opções de instituição, curso e turno dentre as bolsas disponíveis, de acordo com seu perfil.
O candidato com deficiência ou que se autodeclarar indígena, preto ou pardo pode optar por concorrer a bolsas destinadas a políticas de ações afirmativas.
3. Durante o período de inscrição, o candidato pode alterar as opções. Será considerada válida a última inscrição confirmada.
Caso o participante não tenha um computador para realizar a inscrição, o MEC informa que todas as instituições de ensino participantes do Prouni devem oferecer acesso gratuito à internet aos candidatos que pretendam participar do programa.
Nota de corte
Diariamente o sistema do Prouni calcula a nota de corte (menor nota para ficar entre os potencialmente pré-selecionados) de cada curso, com base no número de bolsas disponíveis e no total de candidatos inscritos no curso, por modalidade de concorrência.
A nota de corte é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento da inscrição. Ela não é garantia de pré-seleção para a bolsa ofertada. O sistema do Prouni não faz o cálculo em tempo real. A nota de corte é modificada de acordo com a nota dos inscritos.
Prouni
O Prouni (Programa Universidade para Todos) do MEC (Ministério da Educação) é um programa que oferece bolsas de estudo, integrais e parciais (50%), em instituições particulares de educação superior.
Para concorrer às bolsas integrais, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.
Somente poderá se inscrever no Prouni o estudante brasileiro que não possua diploma de curso superior e que tenha participado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) mais recente e obtido, no mínimo, 450 pontos de média das notas. Além disso, o estudante não pode ter tirado zero na redação.