Unesp aplica hoje a primeira fase e exige estratégia diferente da usada no Enem
Estudante precisa contar com boa leitura para responder a 90 questões de múltipla escolha de todas das disciplinas
Educação|Beatriz Kawai* e Vivian Masutti, do R7
A primeira fase do vestibular da Unesp (Universidade Estadual Paulista) começa nesta quarta-feira (15), às 14h, em 31 cidades do estado de São Paulo, além de Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR) e Uberlândia (MG). Os 67.430 participantes podem consultar os seus locais de prova no site da Vunesp.
• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo Telegram
• Assine a newsletter R7 em Ponto
São oferecidas 6.596 vagas, em 136 cursos na graduação, para ingresso no primeiro semestre de 2024. Os programas estão distribuídos em 34 unidades, de 24 cidades diferentes.
LEIA MAIS: Saiba o que mais caiu em cada disciplina da primeira fase da Unesp desde 2012
Os candidatos terão cinco horas para resolver 90 questões de português, literatura, inglês, educação física, arte, história, geografia, filosofia, sociologia, biologia, física, química e matemática — e muitas delas devem abordar mais de uma disciplina.
Esta é a primeira vez em três anos que o vestibular da Unesp terá uma segunda etapa discursiva, com 36 questões e uma redação, entre 10 e 11 de dezembro.
O texto pedido segue o modelo de uma dissertação e é comum que as propostas demandem a tomada de posicionamento por parte dos candidatos diante de assuntos que dialogam com a realidade e a vivência de mundo.
Estratégia
Na primeira fase, cada pergunta terá cinco alternativas e valerá um ponto — diferentemente do sistema utilizado para a correção do Enem, a Teoria de Resposta ao Item, que atribui um peso diferente para cada enunciado, conforme o desempenho dos outros candidatos.
Logo, como cada questão possui o mesmo peso, uma boa estratégia é priorizar os testes mais fáceis para garantir uma boa pontuação e deixar os mais complexos para o fim.
Sandro Vimer Valentini Jr, coordenador do curso pré-vestibular Poliedro de Campinas, lembra que, como a fundação não exige leituras obrigatórias, é comum que a prova apresente textos em diferentes formatos.
"É fundamental que o aluno tenha bem desenvolvidas as habilidades de leitura, que beneficiam a compreensão dos textos apresentados na prova", diz.
Os professores da plataforma pré-vestibular Aprova Total elencaram os conteúdos mais cobrados na prova, entre 2009 e 2021:
Biologia
A análise das edições passadas mostrou que ecologia e fisiologia humana são os principais assuntos cobrados. Botânica, genética e bioenergética vêm logo em seguida, cada uma representando quase 10% da prova.
Química
Estequiometria, átomos e equilíbrio químico representam as maiores parcelas do teste, antes de soluções e reações orgânicas. Os candidatos também podem aguardar enunciados que envolvam moléculas e propriedades.
Física
Já em física, eletrodinâmica e cinemática costumam ser os principais pontos do vestibular da Unesp, com 13,8% de incidência cada um. O levantamento apontou termologia, óptica e dinâmica em seguida.
Matemática
De acordo com o estudo, a parte de matemática é dividida entre matemática básica, geometria plana e geometria espacial. Estudar funções, exponencial e logaritmo também são algumas dicas.
História
A maior parte das questões de história envolvem Idade Moderna e Idade Contemporânea. O Aprova Total destaca ainda a época monárquica, média e colonial do Brasil.
Geografia
Os destaques são geopolítica, globalização e conflitos, além de América anglo-saxônica, Europa e Oriente Médio. A Unesp também costuma cobrar questões ambientais e espaço urbano.
Sociologia e filosofia
Em sociologia, violência, globalização e mundo pós-moderno são os destaques. Movimentos sociais e sociologia política são outras temáticas comuns.
Já para filosofia é preciso ter em mente os conhecimentos gerais de ética e estética — além de filosofia moderna, como a escola de Frankfurt de Theodor e Max Horkheimer.
Português e literatura
Gramática, interpretação e introdução à língua portuguesa são os principais assuntos da prova de português. Enunciados sobre gêneros textuais, análise sintática e conjunções também podem cair.
Escolas literárias e modernismo são grandes destaques. Literatura contemporânea caiu bem pouco nas edições anteriores.
Inglês
Por último, os candidatos precisam dominar tanto gramática quanto interpretação em inglês. A prova deve cobrar vocabulário, morfologia, verbos e pronomes.
Confira as datas do processo
Os resultados da primeira fase serão divulgados em 4 de dezembro, no site da Vunesp, instituição responsável pelo processo. No mesmo dia, os inscritos conseguem consultar os locais da prova de habilidades específicas.
A segunda fase será em 10 e 11 de dezembro. E a lista dos aprovados será divulgada em 31 de janeiro.
Embora o vestibular desta quarta-feira seja o principal meio de entrar na universidade, os estudantes da rede pública podem fazer o Provão Paulista, para o qual são reservadas 934 vagas.
Entre fevereiro e março de 2024, a instituição também abre inscrições para as vagas remanescentes a partir das notas do Enem-Unesp.
*Sob supervisão de Vivian Masutti
CONFIRA: Agora o foco é a Fuvest: inclua na revisão o que mais caiu em cada disciplina de 2009 a 2022