Educação Saiba tudo sobre a segunda fase do vestibular da Unicamp 2022

Saiba tudo sobre a segunda fase do vestibular da Unicamp 2022

Provas serão aplicadas no próximo domingo (9) e na segunda-feira (10) a 12.938 candidatos em 22 cidades do país

  • Educação | Do R7

Unicamp realiza a segunda fase do vestibular no próximo domingo (9) e na segunda-feira (10)

Unicamp realiza a segunda fase do vestibular no próximo domingo (9) e na segunda-feira (10)

Marcelo Camargo/ Agência Brasil

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) aplica a segunda fase do vestibular 2022 no próximo domingo (9) e na segunda-feira (10) a 12.938 candidatos em 22 cidades do país. São oferecidas 2.540 vagas em 69 cursos de graduação da Unicamp. Os candidatos devem levar documento com foto, caneta com tinta preta e usar máscara cobrindo o nariz e a boca.

A segunda fase do vestibular será realizada em 22 cidades do país, sendo as capitais Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Salvador e São Paulo e outras 16 cidades paulistas: Bauru, Campinas, Guarulhos, Jundiaí, Limeira, Mogi Guaçu, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba.

Os candidatos devem chegar com pelo menos uma hora de antecedência. Os portões serão abertos ao meio-dia (horário de Brasília) e fechados pontualmente às 13h. A Comvest (Comissão Permanente para o Vestibular), responsável pela aplicação do exame, também orienta os participantes a evitar aglomeração e manter distanciamento de um metro.

O que levar para a prova

Os organizadores aconselham os candidatos a levarem álcool em gel e máscaras extras, em caso de necessidade de troca no decorrer da prova. Todos os participantes devem usar a máscara cobrindo o nariz e a boca durante todo o tempo em que estiverem no local de exame.

 A Unicamp exige que os participantes levem o original do documento de identidade indicado na inscrição, canetas de cor preta em material transparente, lápis preto e borracha. Será permitido o uso de régua transparente e compasso.

É proibida a utilização de aparelhos celulares ou quaisquer outros equipamentos eletrônicos, relógios do tipo smartwatch, corretivo líquido, lapiseira, caneta marca-texto, boné, chapéu ou outros materiais estranhos à prova. O candidato poderá usar relógio para controlar o tempo, mas todos os relógios deverão ficar ao lado da carteira.

Estão permitidos: água, sucos, doces, uso de bermudas e vestimentas leves. Os candidatos poderão tomar água e sucos na sala e se alimentar, abaixando a máscara por um curto período de tempo e mantida a distância.

Segunda fase

A segunda fase será realizada no domingo (9) e na segunda-feira (10), com duração de cinco horas em cada dia. Os candidatos poderão deixar o local a partir das 15 horas. A segunda fase é constituída de provas com questões dissertativas. As provas têm uma parte comum a todos os candidatos e uma parte diversificada, de acordo com a área de conhecimento do curso escolhido em primeira opção (ciências biológicas/saúde; ciências exatas/tecnológicas, ciências humanas/artes). Cada questão dissertativa vale quatro pontos, cada uma contendo dois itens, valendo dois pontos cada. As provas obedecem à seguinte distribuição:
Primeiro dia: provas comuns a todos os candidatos.
– prova de redação (composta de duas propostas de texto para que o candidato eleja e execute apenas uma proposta);
– prova de língua portuguesa e literatura de língua portuguesa, com oito questões;
– duas questões interdisciplinares em língua inglesa.
Segundo dia: provas comuns a todos os candidatos:
– prova de matemática com seis questões;
– prova interdisciplinar de ciências humanas com duas questões;
– prova interdisciplinar de ciências da natureza com duas questões;
Provas de conhecimentos específicos (PCE), conforme a opção de curso:
– candidatos da área de ciências biológicas/saúde: seis questões de biologia e seis questões de química;
– candidatos da área de ciências exatas/tecnológicas: seis questões de física e seis questões de química;
– candidatos da área de ciências humanas/artes: seis questões de geografia e seis questões de história, englobando conteúdos de filosofia e sociologia.

Próximas datas

As provas de habilidades específicas para os cursos de arquitetura e urbanismo, artes cênicas, artes visuais e dança serão feitas entre os dias 13 e 15 de janeiro de 2022, em Campinas.

A primeira chamada será divulgada no dia 14 de fevereiro e os convocados nessa chamada deverão efetivar a matrícula online (não presencial) entre os dias 15, 16 e 17 de fevereiro, pela página eletrônica da Comvest.

Últimas