Educação Secretaria amplia prazo para alunos escolherem itinerários formativos

Secretaria amplia prazo para alunos escolherem itinerários formativos

Respostas vão subsidiar as escolas na definição de cursos do novo ensino médio a serem oferecidos em agosto, durante a rematrícula

  • Educação | Do R7

Novo Ensino Médio: estudantes têm até a próxima quinta-feira (15) para escolher itinerários

Novo Ensino Médio: estudantes têm até a próxima quinta-feira (15) para escolher itinerários

Daniel Guimarães/EducaçãoSP/Divulgação

Estudantes do primeiro ano do ensino médio da rede estadual de São Paulo ganham mais tempo para escolher os itinerários formativos. A Seduc (Secretaria da Educação do Estado) prorrogou prazo para manifestação de interesse nos itinerários formativos do Novo Ensino Médio até a próxima quinta-feira (15) para acessar a SED (Secretaria Escolar Digital) e concluir o processo, que vai definir os cursos a serem oferecidos pelas escolas durante a rematrícula, em agosto.

A relação apresenta 10 opções de aprofundamento curricular. São quatro opções nas áreas de conhecimento (Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza) e seis opções integradas, que apresentam combinações entre elas (Linguagens e Matemática, Linguagens e Ciências Humanas, Linguagens e Ciências da Natureza, Matemática e Ciências Humanas, Matemática e Ciências da Natureza, além de Ciências Humanas e Ciências da Natureza).

Qualificação profissional

Na manifestação, o estudante também pode demonstrar interesse em dois outros grupos de itinerários formativos. O segundo deles mescla as áreas do conhecimento com a qualificação profissional, via Novotec Expresso, e permite aprofundamento curricular em uma das áreas do conhecimento e dois certificados profissionalizantes durante o ano. São cursos relacionados a programação, design, dados, tecnologia, ciências sociais e comunicação, por exemplo.

No terceiro grupo, os estudantes têm a oportunidade, via programa Novotec Integrado, de sair com um diploma de curso técnico e com o do ensino médio, sem aumentar a carga horária. No total, serão 21 opções de cursos técnicos: Administração, Marketing, Logística, Recursos Humanos, Comércio, Finanças, Contabilidade, Desenvolvimento de Sistemas, Informática para Internet, Serviços Jurídicos, Serviços Públicos, Guia de Turismo, Design Gráfico, Design de Interiores, Eventos, Nutrição e Dietética, Eletrônica, Eletrotécnica, Química, Análises Clínicas e Farmácia.

A partir de 2022, a 2ª série contará com 10 aulas semanais dedicadas ao aprofundamento curricular escolhido conforme as opções apresentadas pela escola. Na 3ª série, serão 20 aulas.

Últimas